Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Conselhos da Criança lançam Campanha de arrecadação de recursos para Fundos da Infância

(Com informações de Jeane Pires, da Agência Matraca de Notícias da Infância)
Ação pretende conscientizar a sociedade em geral sobre a importância das doações para os FIAs

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (CEDCA-MA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA-SL), juntamente com o Ministério Público do Estado do Maranhão e a Agência de Notícias da Infância Matraca, lançam na terça-feira, dia 27 de março, às 09h00, no auditório do Ministério Público, na Rua Osvaldo Cruz, 1396, Centro, a Campanha de arrecadação de recursos para Fundos da Infância.

A iniciativa tem o apoio da Faculdade São Luís, através da sua agência de propaganda, Ilha de Idéias.

Na ocasião, os profissionais da agência apresentarão as peças da campanha publicitária, e o economista e especialista em Fundos da Infância (FIAs), João Cantanhêde, fará uma explanação sobre o tema.
Durante o evento, ocorrerá, ainda, a assinatura de um termo de parceria entre os Conselhos de Direitos da Infância e o Ministério Público com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em que o órgão contabilista se compromete a divulgar as formas de contribuições entre seus associados e profissionais da área, esclarecendo os benefícios a quem doar aos Fundos.
O objetivo da campanha é mostrar e esclarecer as possíveis formas de doação, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, dedutíveis da declaração do imposto de renda.
Os FIAs captam recursos que serão destinados, especificamente, para a área da Infância e Adolescência com a finalidade exclusiva de financiar programas, projetos e ações voltados para a promoção e a defesa dos direitos da Criança e do Adolescente e suas respectivas famílias.
A contribuição de empresas e da sociedade para os Fundos da Infância e Adolescência é uma ação de responsabilidade social. Destinando parte do imposto de renda, cada empresário/cidadão poderá ajudar a concretizar programas que garantam os direitos de Crianças e Adolescentes, sem ônus algum ao orçamento empresarial ou familiar. 
Obs.: Açailândia participou do lançamento da Campanha, com o Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Orlando Pereira Monteiro.
O FIA de Açailândia conta com recursos de repasse da Prefeitura Municipal,  de 1% (um por cento) do FPM/Fundo de Participação dos Municípios, além de doações de empresas (Vale, EATE).
Este ano 2012., o FIA está orçado em R$ 930.000,00 – novecentos e trinta mil reais, de acordo com a Lei Municipal n.º 373, de 25 de novembro de 2011 (LOA- Lei Orçamentária Anual).
O FIA é gerido pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de acordo com a Lei Municipal n.º 136/97.
Por Eduardo Hirata

Nenhum comentário:

Postar um comentário