MEIO AMBIENTE, ARTE, CULTURA, COMUNICAÇÃO E ESPORTE:

“SELO UNICEF” REUNE COMITÊ E ESCOLAS MUNICIPAIS

O “Comitê Municipal Pró-Selo”, do programa do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia, reuniu na manhã desta terça-feira, 1º/03, na sede do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., Rua Marechal Deodoro da Fonseca, n.º 111, Bairro do Jacu, com as direções de seis (06) Escolas Municipais.

O objetivo da reunião foi iniciar o de iniciar as conversas e o planejamento para o desenvolvimento das atividades dos “Temas de Participação Social”, que são “Mudanças Climáticas e o Impacto na Vida das Crianças e Adolescentes; Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Etnorracial, e Esporte e Cidadania”.

As Escolas Municipais, que serão as organizadoras das atividades em suas respectivas áreas geográficas, articulando e mobilizando com instituições governamentais e não-governamentais, são Antonio de Assis (Assentamento Califórnia), Aulídia Gonçalves dos Santos (Vila Ildemar), Darcy Ribeiro (Pequiá), Jesus de Nazará (Baixão/Vila São Francisco), Jurgleide Alves Sampaio (Centro) e Antonio Alves Moreira (Novo Bacabal).

Para o desenvolvimento das atividades, será imprescindível e fundamental a participação ativa das Crianças e Adolescentes, tanto no planejamento e na execução das ações, na mobilização da comunidade e na elaboração de propostas para a garantir a promoção e cumprimento dos Direitos.


Participaram da reunião membros do “Comitê Municipal Pró-Selo” ( as Adolescentes Protagonistas, representantes da Comissão Juvenil do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA., Erica Martins da Silva e Jaqueline  da Silva Brito; Siley Elcen Santos Conselheiro Presidente do COMUCAA ., representante da Secretaria de Assistencia e promoção Social/SEMAPS.; Romélia Martins Marques, Conselheira DCA., representante da Secretaria de Educação; Zilda dos Santos Marques, Conselheira DCA representante da Associação de Moradores da Vila Bom Jardim; Diomar da Silva Freire e Hosanilde de Sousa Morais, representantes do Fórum DCA.; Vilma da Silva Barbosa, representante da Secretaria de Saúde).

Também participaram a Conselheira DCA., representante da Paróquia São João Batista, Maria Costa  Bento; o Conselheiro DCA Orlando pereira Monteiro, representante da Secretaria de Esportes e Juventude, e o Conselheiro Tutelar José Alves Bezerra, representante do CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia.

Representaram os Secretários de Educação e Saúde, respectivamente, a Professora Márcia Maria Gomes de Souza, e a Coordenadora de Ações de Saúde, Celeste Rodovalho.

Pelas Escolas Municipais, participações de Ana Sarita Silva Oliveira e Roberto Cesar Nascimento Silva (E.M.Antonio Alves Moreira), Wanésia Alves Carneiro (E.M. Aulidia Gonçalves dos Santos), Alei Franco Pereira e Elizabete Figueredo (E.M. Darcy Ribeiro), Genilda de Sousa Pinto Ferreira e Marta Gomes de Souza (E.M. Jesus de Nazaré) e Deliane Santos Reis (E.M. Jurgleide Alves Sampaio).

Participação ainda da senhora Elisandra Cordeiro de Matos, Presidenta da “Escolinha de Futebol Pé do Atleta” e da ex-Conselheira Tutelar Andreya Carvalho de Oliveira.

As representações das Escolas Municipais pautaram sobretudo nas questões de apoio e de recursos, para que seus/suas Crianças e Adolescentes possam desenvolver um bom trabalho, não adiantaria só as Escolas quererem fazer.

O Presidente do COMUCAA., instituição que é uma espécie de avalista do “Selo UNICEF” em Açailândia, afirmou que esse é um dos papéis principais do Conselho, buscar concretizar esse apoio e recursos junto às Secretarias, ao Prefeito Municipal, à sociedade e outras entidades.

Os próximos passos das atividades prevêm um estreitamento dos contatos da Articulação Local e  do “Comitê Municipal Pró-Selo” com as Escolas, e conversações com as Secretarias e o Prefeito Municipal, na busca de apoio e recursos para o bom desenvolvimento das mesmas.

Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.