Fórum de Políticas Públicas de Buriticupu (MA) realiza ato público para denunciar morte de liderança comunitária

O protesto acontece nessa sexta-feira feira (20) e tem o objetivo de cobrar providências em caráter de urgência. 

No último sábado (14) foi assassinada uma importante liderança no município de Buriticupu. Raimundo Alves Borges, conhecido popularmente como “Cabeça” era trabalhador rural, residente no assentamento Terra Bela (Buriticupu-MA), na comunidade Vila Casa Azul. Foi sindicalista e fundador do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar (SINTRAF) dentre outras funções exercidas. Trabalhou por anos em defesa dos direitos humanos e na luta pela garantia da terra, direitos civis, liberdade e vida.

Nos últimos anos, em Buriticupu, várias lideranças sofrem ameaçadas de morte por causa de conflitos fundiários e com madeireiros. De acordo com uma carta publicada em setembro de 2011 pelo Fórum de Políticas Públicas local, existe uma lista com nomes de lideranças que estão marcadas para morrer.

O assassinato chocou a comunidade e suscitou medo, indignação e revolta. O Fórum de Políticas Públicas do município organiza um levante nessa sexta-feira (20) com o objetivo de cobrar providências em caráter de urgência.  O ato acontecerá das 8 às 11h, com uma caminhada pela cidade passando pelas principais instituições do poder público local.

Fórum de Políticas Públicas      

O Fórum de Políticas Públicas de Buriticupu é uma organização representativa de entidades civis organizadas, autônoma, apartidária, desvinculada do poder público e sem fins lucrativos. O Fórum tem como objetivo trabalhar a implementação de Políticas Públicas, pautada na Lei 9840/99, e apresentar a situação de graves violações dos direitos sócio-ambientais na cidade de Buriticupu/MA.

Recentemente o Fórum de Políticas Públicas, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão – IFMA/campus Buriticupu e outros órgãos discutiram a criação de uma ONG ecológica.  Em colaboração com a rede Justiça nos Trilhos, que enfrenta os conflitos sócio-ambientais provocados pelo Programa Grande Carajás, o Fórum está realizando programas de educação à cidadania e de formação em agroecologia e economia solidária com as comunidades rurais do interior do Município.


Rede Justiça nos Trilhos
Mais informações: (99) 8817-1536 - Larissa Santos
Email: imprensajnt@gmail.com







4 comentários

  1. e até dificil pensar que um dia eu merei nessa cidade que vergonha

    ResponderExcluir
  2. e até dificil acreditar que um dia eu morei nesse lixo que vergonha eu tenho até medo de voltar nesse lixo e sair doente misericordia estou revoltada

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus buriticupú estar em munda, a cidade estar completamente destruída, buriticupú ja era até porque o poder público judicial estar tornando a LEI, da cidade em uma verdadeira ditadura.

    ResponderExcluir
  4. Jaqueline Ignorante, lixo é qualquer lugar que vc for, por onde vc andar tem violência, tem caos na Saúde, na educação e etc... A Cidade tem a cara dos moradores, então se vc já morou lá me desculpa, mas há outra coisa a ser chamada de lixo! Aff.. essa gente de pensamento pequeno!

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.