Desde o início de abril, contudo, o número de notificações vem diminuindo semanalmente.

SÃO LUÍS – De janeiro ao dia 23 de abril de 2011, já chegou a 5.860 o número de casos de dengue confirmados no Maranhão. Já são mais de quatro mil casos além dos registrados no Estado em igual período de 2010, o que representa um aumento de 406,9%. Em São Luís, capital do Estado, o número de casos da dengue já chega 954, 936% a mais que os do igual período de 2010.
Os dados do último informativo divulgado pelo Programa Estadual de Controle da Dengue mostram que se forem confirmados mais 473 casos da dengue, os registros se igualarão aos de todo o ano de 2010.
No entanto, a evolução do número de casos semanalmente traça um panorama mais animador. Do pico de 468 notificações na 12ª semana epidemiológica de 2011, os registros foram diminuindo. Na 13ª, foram 372; na 14ª, 287; na 15ª, 132; e na 16ª – de 17 a 23 de abril – foram apenas 19 notificações.
Complicações e óbitos
De acordo com os casos registrados pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apesar do número de casos de dengue ser grande em relação a anos anteriores, a doença tem se manifestado da forma mais simples. No universo dos mais de cinco mil casos, 40 evoluíram para um quadro mais complicado e 24 chegaram ao estágio hemorrágico, chamado de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD). Da complicação, uma morte foi registrada, assim como uma morte foi causada pela dengue hemorrágica. As duas mortes ocorreram em Imperatriz e Itapecuru-Mirim, respectivamente.
Nesta quarta-feira (27), surgiu a suspeita se a morte de uma mulher, residente da área Itaqui-Bacanga, em São Luís, poderia ter sido causada por dengue hemorrágica. A suspeita foi confirmada pela SES, contudo, a secretaria acrescentou que o caso também está enquadrado como suspeito de pneumonia e Aids.
O informativo da SES revela, ainda, que, até o momento, não foi registrado nenhum caso de dengue tipo 3 ou 4 no Maranhão.
Imirante

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.