VIOLÊNCIA REUNE ESCOLA E CONSELHOS DA CRIANÇA

A violência nas escolas em Açailândia está se tornando tema recorrente, e correndo risco de banalização. A tempos, relatos impressionantes dessa violência que assola tanto escolas públicas como particulares tem sido comentados e discutidos por educadores e autoridades: vandalismo, agressões fisicas e pancadarias, “bullying”, interferências/invasões de pais, furtos, drogas, armas , etc.
Boa parte das escolas da rede municipal de ensino tornaram-se “áreas de risco”, não só para as Crianças e Adolescentes estudantes, mas também para as direções, o professorado e os/as servidores/as, reféns desse quadro de “emergência social”.
Além de várias ações e projetos que foram desenvolvidos, de ordem estritamente pedagógica, no  âmbito da segurança pública, a Polícia Militar do Maranhão implementou dois programas, de atuação escolar: o PROERD e o GEAP, este segundo voltando mais especificamente à questão da segurança nas escolas.
Na sexta-feira a tarde, 1º/04, a Escola Municipal Tânia Leite Santos, do Bairro do Jacu, realizou um encontro, que reuniu dezenas de mães, pais, responsáveis, a direção, professores/as, estudantes e representantes dos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA e Tutelar/CONTUA, para discutir sobre a situação de violência, em suas múltiplas formas, que a Escola vem vivendo neste ano 2011.
A gestora professora Geane resumiu que neste ano já aconteceu de tudo: furtos, brigas e agressões entre estudantes  contra professores e servidores, vandalismo e destruição de patrimônio, “bullying” e ameaças, drogas, armas... E que estava “pedindo socorro”, pois a situação chegara ao limite...
Os representantes dos Conselhos  COMUCAA e CONTUA trataram do assunto do ponto de vista do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, pautando pelo direito mas também pelos deveres relacionados à educação, as obrigações pertinentes aos pais e responsáveis e ao estado/governo, a questão infracional, o trabalho...
O CONTUA deixou muito bem claro que agressões, vandalismo, violência, drogas, armas, fruto,  cometidos  por Adolescente (mais de doze anos completos) é assunto policial/judicial, e a Escola não pode se omitir de forma alguma, sob risco de impunidade e estímulo a mais violência. Nas situações envolvendo estudantes com menos de doze anos de idade, Crianças, o caso deve ser imediatamente encaminhado ao Conselho Tutelar, para as devidas providências, de responsabilização e tratamento.
Professores/as também se manifestaram, externando não só sua preocupação com o quadro atual da violência no ambiente escolar, mas também sua indignação pelas agressões que vem sofrendo.
Algumas mãe e alguns pais colocaram suas opiniões, a maioria deixando claro que praticamente “perderam o controle”. Um pai de aluno, no entanto, chegou a ser publicamente advertido: ele demonstrava fortemente uso de álcool... A questão do trabalho  e da falta de opções aos adolescentes(“... a lei, o Conselho, não deixa meu filho trabalhar...” e “ ...as autoridades estão omissas, nossos filhos estão por aí sujeitos às drogas e à criminalidade, e daí?...” foram dois dos assuntos mais abordados.
Foi consenso a fragilidade das famílias na educação de seus filhos, e esta é uma das causas principais que levam Crianças e Adolescentes à violência: “os exemplos ( ou a falta de exemplos) que vem de casa, que vem da família...”.
Por Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.