Vila Ildemar 18 anos: Parabéns

Açailândia – No início do mês de outubro do ano de 1993 chegaram os primeiros moradores para habitarem a então Vila Ildemar. A Vila tem o nome do Prefeito fundador da mesma.

A Vila Ildemar está localizada há cerca de 7 quilômetros do centro da cidade de Açailândia, a vila tem quase 50 mil habitantes e este ano faz 18 anos de fundação.

Recentemente os moradores da Vila Ildemar tiveram uma grande conquista ao poderem tirar os títulos definitivos de seus terrenos, isso é motivo de alegria, aquelas famílias que tanto merecem um olhar especial.

Na época o local onde hoje está repleto de casas, era uma grande roça de Arroz popular, a roça foi criada pela Prefeitura para os mais necessitados de todo o município.

Em 2005 a Vila Ildemar ocupava o ranck de maior Vila do Estado. Motivo de orgulho? Não, devido à falta de políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e a sociedade de forma em geral, em virtude da ausência desta politica, tem crescido muito o número habitacional de forma desordenada, o que faz com que tem um grande índice de criminalidade, o trafico de drogas é outra preocupação que os moradores tem, pois as autoridades não se preocupam em proporcionar segurança as famílias que ali moram, a prostituição e trabalho infantil e assim muitos outros problemas que assolam a população da maior vila do estado.  
 
A Vila Ildemar é uma vila rica, em sua cultura, em seus movimentos sociais, seu povo, sua luta, seu comercio local, as grandes empresas com filiais ali, mostra que a vila é desenvolvida, que precisa de fato ter um olhar especial, a Vila Ildemar hoje representa quase metade da população da cidade de Açailândia. O bairro é importantíssima principalmente no senário politico, em bora muitas vezes os políticos não reconheçam essa importância.

Hoje Negros, Brancos, Mulatos, brasileiros e estrangeiros, ricos e pobres, crianças, adolescentes, adultos e idosos, pessoas de diversas religiões escolheram a “Vila Ildemar” para morar, trabalhar, construir família e varias outras coisas.

Mesmo sem um projeto de políticas públicas voltadas para a qualidade de vida daquela população, lá existem pessoas honestas, trabalhadoras, guerreiras, humildes e ao mesmo tempo sofredoras.

Há 16 anos de existência, a maior vila do estado não tem nenhum Hospital, não tem nenhuma agencia bancaria, tem uma lotérica, , não tem nenhuma agencia dos Correios, nenhuma delegacia, apenas 30% de suas ruas estão assas- faltada ou bloqueteada, 2 (duas) escolas de Ensino médio para atender 25% dos estudantes da rede municipal e do estado, é isso que representa os estudantes da Vila Ildemar. Há 3 anos a Vila ganhou uma Rádio Comunitária (Associação Rádio Comunitária de Açailândia – Arca FM 87,9), fundada pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, tem um Polo do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, concentra o maior Polo Moveleiro do estado (Pólo Moveleiro de Açailândia), ladeia com a linha de Ferro Carajás, tem uma das mais belas Praças da Região (Praça do Patizal).  
 
É grande o índice de desemprego, este é um dos motivos pelos quais muitos adolescentes e até mesmo pais de famílias decidem aderir ao mundo das drogas. Infelizmente o mercado das drogas tende a crescer na vila, se alguém não fizer nada para mudar esta realidade o quanto antes.

Aquele povo tanto teme com a insegurança, a falta de saneamento básico e uma série de outros grandes problemas, tem sido motivo de muita preocupação aos pais de famílias que ali moram há muitos anos.

Carlos Cristiano
Blog do Carlos Cristiano

2 comentários

  1. Eh, Carlos Crustiano, muito boa sua matéria! Parabens! Cada autoridade deveria ler, e assumir! Abraços, saúde, paz, bom trabalho!

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.