Gleisi Hoffmann nomeia Flávio Dino presidente da Embratur

Apesar do veto pessoal do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) e de pressões de líderes peemedebistas, que queriam alguém do partido no cargo, a ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann assinou a nomeação do ex-deputado federal Flávio Dino (PC do B) para a presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A nomeação foi publicada hoje (17) na página 2 do Diário Oficial da União, assim como a exoneração de Mário Augusto Lopes Moysés, que ocupava o cargo.
A “novela” da nomeação de Dino para a Embratur teve várias idas e vindas, com o presidente do Senado fazendo de tudo para evitar a ocupação do cargo pelo comunista. Até ontem (16), era dado como certo que Sarney conseguira, com a ajuda do líder peemedebista na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), sustar mais uma vez a nomeação.
Sarney não queria Flávio Dino na Embratur pelo fato de o comunista ter se tornado o adversário mais temido pelos sarneysistas no pleito estadual de 2014 – desde que ficou em segundo lugar nas eleições de 2010, nas quais faltou pouco para chegar ao segundo turno com Roseana Sarney (PMDB).
A estratégia do senador era evitar a todo custo o fortalecimento do poder de fogo eleitoral de Flávio Dino num cargo federal, especialmente na presidência da Embratur, que terá papel preponderante, nos próximos anos, divulgando no Exterior dois eventos importantíssimos que acontecem no Brasil: a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Essas vitrines certamente darão visibilidade ao comunista, no Maranhão e nacionalmente.
A ida de Flávio Dino para a Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário, ligada ao Ministério da Justiça, foi igualmente vetada por José Sarney recentemente.
VEJA O ATO DE NOMEAÇÃO DE FLÁVIO DINO PUBLICADO HOJE (17) NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
MINISTÉRIO DO TURISMO
A MINISTRA DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVILDA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 1o do Decreto no 4.734, de 11 de junho de 2003, resolve Nº 1.146 - EXONERAR MÁRIO AUGUSTO LOPES MOYSÉS do cargo de Presidente do EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo. Nº 1.147 - N O M E A R FLAVIO DINO DE CASTRO E COSTA, para exercer o cargo de Presidente do EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo. GLEISI HOFFMANN
POR OSWALDO VIVIANI

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.