DROGAS MAIS UMA VEZ NA PAUTA DA SEMANA...

Em menos de uma semana, foram quatro assassinatos em Açailândia do Maranhão, todos com indícios de vinculação mais ou menos direta com consumo e tráfico de drogas.  A situação no município dá uma imagem de “tá tudo liberado” e “ fora do controle”.
As “vias públicas” (como a avenida Bernardo Sayão, no trecho do antigo Rabo da Gata, proximidades do Mercado)  estão sendo “dominadas” por uma “população na rua” ( a dos chamados “pés-inchados”) que fazem das drogas, sobretudo “crack e maconha” seu alimento (água, comida...) principal.
As “Valquirias”, como bem mostrou o Grupo “Cordão de Teatro”, fazem não apenas das ruas do “Casqueiro” (XV de Novembro, 13 de Junho, José Bonifácio, Maranhão...), como da Ceará, Doutor Gervásio, Marly Sarney, Praça do Mercado, Praça da Bíblia, Entroncamento, Praça do Pioneiro, Tácito de Caldas, seus “espaços de sobrevivência”
“Turbinado” pelo álcool consentido (a droga socialmente aceita, ao lado do cigarro...), o quadro do consumo de drogas, e no seu rastro, a tráfico, o crime, a bandidagem, contamina todo o tecido social açailandense, engolindo vorazmente sua juventude...
Enquanto isso tudo vai destruindo “pelas beiradas” o que resta de famílias e sociedade, a gente “está na praça, dando milhos aos pombos...”, literalmente, taxando que droga é caso de polícia e justiça, e só... Se polícia e justiça não dão conta, quem vai dar conta?...
Enquanto “se espera sentado, de braços cruzados”, que um milagre venha dos céus, leiamos algumas notícias que vem de fora, na tentativa de fazer alguma coisa, não deixar “tudo assim tão liberado...” 
“TUDO QUE VOCÊ PENSA QUE SABE SOBRE DROGAS”:
RIO DE JANEIRO LANÇA CARTILHA PARA ESTUDANTES ADOLESCENTES” 
A cartilha “Tudo que Você Pensa que Sabe sobre Drogas”, com apoio do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e das Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia, Educação e Segurança, será lançada neste mês de agosto, com distribuição gratuita para estudantes do ensino médio de toda a rede pública carioca.
“A cartilha tem foco nos adolescentes”, diz o coordenador do projeto, professor Oswaldo Munteal. E que faz parte de um projeto maior, o “Prisioneiro das Drogas”, patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Com tiragem inicial de duzentos mil exemplares, a cartilha aborda os dispositivos legais relacionados ao consumo e ao tráfico de entorpecentes, alerta para o problema da saúde, além de discutir alternativas de políticas públicas. 
CAMPINA GRANDE/PB.: “CRAK “ MATOU 45 JOVENS NESTE 2011-08-02 
Segundo a polícia paraibana, o envolvimento com o “crack” provocou a morte de pelo menos 45 (quarenta e cinco) jovens, com idades entre 13 e 25, somente neste ano 2011.
Para o Promotor de Justiça Herbert Targino, “hoje vivemos uma realidade muito preocupante, sobretudo quando se trata da participação de jovens, sejam eles adolescentes ou já no início da idade adulta, com o vicio. A gente percebe que são vários os fatores que contribuem para a proliferação do problema e até agora não se conseguiu encontrar uma solução”. 
O “crack” ´uma droga que possui alto poder destrutivo de vidas, dificílima de ser combatida  e cada vez mais presente entre Crianças, Adolescentes e jovens.
Não é mais “privilégio” das grandes e médias cidades, como nossa Açailândia, mas já “invadiu” as pequenas cidades.
Fonte: Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.