MPF denuncia fazendeiros por uso de mão de obra escrava no Maranhão

17 pessoas foram resgatadas da fazenda Santo Antônio, em Santa Luzia. Maranhão é o 4ª Estado que mais utiliza mão de obra escrava.

O Ministério Público Federal denunciou fazendeiros por submeter pessoas a trabalho semelhante a escravo, após fiscalização feita no município de Santa Luzia. 17 pessoas foram resgatadas da fazenda Santo Antônio, onde eram submetidas a precárias condições de trabalho.

Em Açailândia, o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos já recebeu, este ano, três denúncias de trabalhadores em situação análoga a escravidão. Mas não há prazo para que as fiscalizações sejam realizadas.

O combate ao trabalho escravo é a atividade mais intensa do centro. No ano passado, das 87 denúncias feitas no Estado, 52 partiram do centro. Este ano, três denúncias encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Emprego aguardam fiscalização. E as sentenças de processos são constantes.

O Maranhão é o 4ª Estado que mais utiliza mão de obra escrava, estão no município de Açailândia seis dos 31 empregadores da lista suja do trabalho escravo.

O procurador da república, Juraci Guimarães Júnior afirma que o MPF no Maranhão já tem 46 denúncias já formalizadas. Ele falou, ainda, sobre as características da escravidão contemporânea. “O que tem que se ter em mente, é que a escravidão moderna é que não é mais aquela escravidão caracterizada pelo açoite. Hoje ela se denota por situações degradantes e servidão por dívidas e jornadas extensivas”. Confira a matéria completa no vídeo.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.