“Com a tecnologia, surgem novas formas de ensinar e aprender, mas a
escola, o professor e os pais devem estar preparados e cada um tem um papel
importante”, assinala Marisete Bolzani, diretora de educação infantil da
International School of Curitiba (ISC), em artigo publicado nesta segunda-feira
(17) no jornal Gazeta do Povo (PR).
De acordo com a autora, as novas tecnologias são ferramentas riquíssimas
de ensino e aprendizagem, se usadas de maneira correta.
Entretanto, o aparelho eletrônico não substitui o professor, nem o
esforço do aluno. “O papel da escola é o de fornecer os aparatos tecnológicos,
enquanto os professores devem utilizá-los de maneira eficaz no ensino. E cabe
aos pais, em casa, controlar o uso excessivo, evitando, por exemplo, a troca de
atividades físicas – tão importantes no desenvolvimento da criança – pela
distração no celular”, afirma.
Bolzani aponta a rapidez em acessar a informação desejada, a riqueza de
cores e movimentos e a interatividade como pontos positivos da tecnologia a
favor da educação.
Segundo a diretora, a tecnologia é uma grande aliada no processo
educativo, como complemento do material didático e ferramenta pedagógica. “As
novidades tecnológicas devem conviver ao lado de seus ‘primos’ mais velhos, o
lápis e o papel, e seu valor educativo tem de ser visto como uma oportunidade
de novas experiências para as crianças”, destaca.
(Do Portal da ANDI/Agência de Notícias dos Direitos da Infância,
18/11/2014)
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