CRIANÇAS E TECNOLOGIA

“Com a tecnologia, surgem novas formas de ensinar e aprender, mas a escola, o professor e os pais devem estar preparados e cada um tem um papel importante”, assinala Marisete Bolzani, diretora de educação infantil da International School of Curitiba (ISC), em artigo publicado nesta segunda-feira (17) no jornal Gazeta do Povo (PR).
De acordo com a autora, as novas tecnologias são ferramentas riquíssimas de ensino e aprendizagem, se usadas de maneira correta.
Entretanto, o aparelho eletrônico não substitui o professor, nem o esforço do aluno. “O papel da escola é o de fornecer os aparatos tecnológicos, enquanto os professores devem utilizá-los de maneira eficaz no ensino. E cabe aos pais, em casa, controlar o uso excessivo, evitando, por exemplo, a troca de atividades físicas – tão importantes no desenvolvimento da criança – pela distração no celular”, afirma.
Bolzani aponta a rapidez em acessar a informação desejada, a riqueza de cores e movimentos e a interatividade como pontos positivos da tecnologia a favor da educação.
Segundo a diretora, a tecnologia é uma grande aliada no processo educativo, como complemento do material didático e ferramenta pedagógica. “As novidades tecnológicas devem conviver ao lado de seus ‘primos’ mais velhos, o lápis e o papel, e seu valor educativo tem de ser visto como uma oportunidade de novas experiências para as crianças”, destaca.
(Do Portal da ANDI/Agência de Notícias dos Direitos da Infância, 18/11/2014)

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.