GANHO EXTRA E POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO

O aumento das vendas do comércio, com a aproximação das festas de fim de ano, deve gerar 3 mil empregos provisórios no estado

Entre os meses de outubro e dezembro, deverão ser gerados 3 mil empregos temporários no comércio maranhense, em decorrência do grande fluxo de vendas com a aproximação das festas de fim de ano, segundo pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA). De acordo com os dados da entidade, desse volume total estimado, 1.500 serão gerados somente na capital, onde se concentram as grandes redes do varejo, representando um aumento de 20% no número de contratações temporárias no estado em relação a 2009.

De acordo com a encarregada do Serviço de Intermediação do Sistema de Informação Nacional de Empregos do Maranhão (Sine-MA), Honorata Azevedo, a procura por emprego, bem como as respectivas indicações solicitadas pelos empresários, também aumenta com a chegada do período natalino, por conta do aquecimento nas vendas.

Ela afirmou que há uma estimativa de crescimento de 30% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. “A procura por emprego e empregados sempre existiu aqui no Sine, mas nessa época nossa demanda tende a aumentar. Temos aproximadamente 5 mil empresas cadastradas, sendo 40% do ramo de comércio”.

Segundo Honorata, a busca por operadores de caixa, empacotadores, fiscais, vendedores, repositores e garçons lidera o ranking. “Oferecemos ainda aos nossos parceiros suporte gratuito de espaço, seleções e profissionais aptos para a escolha dos candidatos”, declarou.

Animados, os lojistas começam a prospectar ganhos futuros com o aumento nas vendas e já solicitam das empresas de Recursos Humanos (RH) a contratação de funcionários temporários.

Paulo Roberto Alencar, gerente de uma loja de calçados da Rua Grande, afirmou que as contratações temporárias devem começar entre 15 e 30 de outubro, uma vez que os candidatos já estão fase de seleção. Ele revelou que a loja aumenta o quadro funcional em pelo menos 30%, já que os produtos são sempre uma boa pedida para presentes.

“Todo mundo sempre troca de sapato no final do ano. As mulheres, que são mais vaidosas, levam no mínimo dois pares, já pensando no Natal e no Ano Novo; por isso, não podemos vacilar e deixar nossos clientes sem atendimento adequado. Vamos contratar funcionários temporários para atender nossa demanda que sempre foi muito grande, e, dependendo do resultado apresentado, podemos até pensar em contratações definitivas”, afirmou Alencar.

A gerente Ana Maria Silva, que coordena uma loja de roupas unissex e de acessórios femininos, também no Centro da capital, explicou que os produtos são muito procurados, pois nesta época do ano as pessoas gostam não só de renovar o guarda-roupa, mas também de presentear amigos e familiares.

Ela disse que, por conta dessa movimentação, é necessária a contratação de reforço temporário, para agilizar o atendimento e não perder para a concorrência. “Se demoramos no atendimento e não temos mão de obra qualificada, o cliente insatisfeito procura outro lugar para realizar suas compras. Portanto, já estou providenciando funcionários temporários, com contratos de pelo menos três meses, para não deixar brechas no meu negocio. Afinal, todos nós precisamos ganhar: o cliente, por ser bem atendido e levar um produto de boa qualidade; o funcionário, pela chance de inserção no mercado de trabalho; e o empregador, que além do lucro pode demonstrar seus produtos e proporcionar oportunidades aos profissionais”, afirmou Ana Maria.

Nos shoppings, a procura é semelhante ao centro comercial de São Luís e as contratações também já começam a acontecer.

Segundo Eliza Castro, gerente de uma loja de cosméticos e perfumaria, a demanda acontece de forma unificada, já que todos procuram por presentes e produtos de uso pessoal.

Ela relatou que assim como as mulheres, os homens estão bem mais vaidosos e buscam constantemente por produtos de beleza, o que a motivou a solicitar pelo menos três vendedoras ao Sine-MA para complementar seu quadro funcional, durante o período natalino.

“Nós exigimos que a empresa selecionadora nos envie pessoas de boa aparência, desenvoltura, simpatia, vontade de vencer desafios, dinâmica e com boa dicção. Afinal, só temos contato com o funcionário depois que ele é aprovado na seleção, já que atualmente quase nenhum empregador participa mais desse processo, ficando tudo a cargo das empresas de consultorias ou RH”, explicou Eliza.

Para a vendedora temporária Cássia Aguiar Reis, o período é propício para boas oportunidades, já que inúmeras vagas de empregos são ofertadas por pelo menos três meses. Ela relatou que é nesta época que incrementa a renda familiar, garantindo a ceia e os presentes.

“Já estou na última etapa da seleção, e sei que vou conseguir. Há alguns anos já trabalho dessa forma, pois como preciso cuidar da casa e dos filhos não tenho como me dedicar em tempo integral a uma atividade externa. Porém, como no final do ano os contratos são de apenas três meses e o dinheiro ajuda na compra dos presentes das crianças, aproveito para garantir esse extra e ajudar na renda familiar”, ressaltou.

Aproximadamente 30% dos temporários foram efetivados no ano passado. Este ano, de acordo com Socorro Noronha, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o mesmo percentual de trabalhadores pode ser aproveitado.

COMO SE CADASTRAR NO SINE-MA

Para efetuar o cadastro no Sine-MA é necessário comparecer a Rua do Sol, 136 (próximo à Igreja de São João), Centro, munido de carteira de trabalho, documento de identidade, CPF, título eleitoral, carteira de habilitação, certificado de escolaridade e declaração de cursos (se tiver).

Todos os documentos devem ser originais e apresentarem bom estado.

O cadastro é gratuito e presencial. Atualmente, existem mais de 239 mil profissionais registrados no Sine-MA. Maiores informações pelo telefone: 0800 980 300.

POR JULLY CAMILO

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.