Emprego na indústria fica estável em outubro, diz IBGE

Na comparação anual, expansão foi de 4,2%.
É o terceiro mês seguido em que a criação de vagas está estagnada.

A criação de emprego na indústria ficou estagnada de setembro para outubro, informou nesta sexta-feira (10) a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O enfraquecimento da indústria foi uma das principais influências negativas para o desempenho da economia no teceiro trimestre, divulgado na véspera pelo IBGE.

O setor tem se enfraquecido e se queixado principalmente da invasão de produtos importados no mercado brasileiro.
O resultado de outubro segue outros dois meses de relativa estabilidade (0,1% em agosto  e -0,1% em setembro).

Já na comparação com o resultado do mesmo período do ano passado, houve expansão de 4,2%; é a nona taxa de crescimento nesse tipo de comparação.

No ano, o indicador acumula expansão de 3,4%; em 12 meses, 2,3%. O resultado em 12 meses foi o melhor desde novembro de 2008, tendo mantido trajetória ascendente iniciada em dezembro de 2009, neste tipo de comparação.
Devido aos três meses de resultado fraco, o índice de média móvel trimestral no emprego industria também teve crescimento nulo pela primeira vez após 14 meses de taxas positivas.

Por regiões e setores

Na comparação com outubro de 2009, o emprego industrial avançou em todas as 14 áreas investigadas, com destaques para São Paulo (3,4%), região Nordeste (4,9%), Rio Grande do Sul (5,5%) e Minas Gerais (4,5%).
Entre os setores, 13 dos 18 tiveram aumento do emprego. Os maiores avanços foram de Máquinas e equipamentos (10,7 por cento), Meios de transporte (9,7 por cento) e Produtos de metal (10,2 por cento).

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.