Vila Ildemar - Parte 1

Açailândia – No início do mês de outubro do ano de 1996 chegaram os primeiros moradores para habitarem a então Vila Ildemar. A Vila tem o nome do Prefeito fundador da mesma.

A Vila Ildemar está localizada há cerca de 7 quilômetros do centro da cidade, a vila tem quase 50 mil habitantes.

Na época o local onde hoje está repleto de casas, era uma grande roça de Arroz popular, a roça foi criada pela Prefeitura para os mais necessitados de todo o município.

Em 1999 a Vila Ildemar ocupava o ranck de ser a maior Vila do Estado, hoje aos 16 anos de existência é a maior do País. Motivo de orgulho? Não, devido à falta de políticas públicas, cresce o número habitacional, mas também a criminalidade, o trafico de drogas, a prostituição e trabalho infantil e assim muitos outros problemas que nos entristece.  

Apesar dos grandes comércios existentes na Vila, muitas pessoas precisam se deslocar até o centro da cidade para trabalharem. A vila representa hoje 42% do número de habitantes de todo o município.

Hoje Negros, Brancos, Mulatos, brasileiros e estrangeiros, ricos e pobres, crianças, adolescentes, adultos e idosos, pessoas de diversas religiões da “Vila Ildemar”.
Mesmo sem um projeto de políticas públicas voltadas para diversas áreas para melhoria desta Vila, lá existem pessoas honestas, trabalhadoras, guerreiras, humildes e ao mesmo tempo sofredoras. Exemplo: Cultura, educação e diversos outros seguimentos da sociedade.

Há 16 anos de existência, a maior vila do País e nenhum Hospital, nenhuma delegacia, 30% de suas ruas estão calçadas, 2 (duas) escolas de Ensino médio para atender 35% dos estudantes do municipio, é isso que representa os estudantes da Vila Ildemar. Há 3 anos a Vila ganhou uma Rádio Comunitária (Associação Rádio Comunitária de Açailândia – Arca FM 87,9), fundada pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, tem um pólo do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, concentra o maior pólo Moveleiro do estado (Pólo Moveleiro de Açailândia), ladeia com a linha de Ferro Carajás, uma das mais belas Praças da Região (Praça do Patizal).  

O total abandono em que se encontra a Vila Ildemar, de quem será a culpa? Das pessoas que moram lá? Das empresas que lá existem? Não a culpa nada mais é dos péssimos governastes tanto no âmbito Estadual como principalmente no âmbito Municipal.    

Milhares de pessoas da Vila Ildemar precisam se deslocar até o centro da cidade para fazer suas atividades diárias como, por exemplo, serviços bancários, pois a vila não disponibiliza de nenhuma agencia bancaria.

É grande o índice de desemprego, este é um dos motivos pelos quais muitos adolescentes e até mesmo pais de famílias decidem aderir ao mundo das drogas. Infelizmente o mercado das drogas tende a crescer na vila, se alguém não fizer nada para mudar esta realidade o quanto antes.

Aquele povo tanto teme com a insegurança, a falta de saneamento básico e uma série de outros grandes problemas, tem sido motivo de muita preocupação aos pais de famílias que ali moram há muitos anos.


Carlos Cristiano
Blog do Carlos Cristiano

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.