Piauí registra primeiro caso de dengue tipo 4

Paciente de 17 anos vive em Teresina, segundo Secretaria de Saúde. Estado já recebeu, neste ano, 2.302 notificações de casos de dengue.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) registrou, na semana passada, o primeiro caso de dengue tipo 4 no estado. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22), no boletim da coordenação de Epidemiologia da Sesapi.
A paciente, uma jovem de 17 anos, vive em Teresina. O caso foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Ceará, segundo a Sesapi.

Também na terça-feira, a Secretaria de Saúde da Bahia confirmou dois casos de pacientes infectados com o vírus da dengue (DEN-4), em Salvador. Até então, os registros de casos desse tipo de dengue se restringiam ao Norte do país, em estados como Pará, Roraima e Amazonas.

A dengue tipo 4 apresenta risco mesmo a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O sorotipo 4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.

É possível desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque grande parte da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez.

Dengue no estado
Segundo o boletim da Sesapi, neste ano, o Piauí recebeu 2.302 notificações de casos de dengue. As cidades de Teresina e Piripiri lideram as notificações, com 842 e 517 casos, respectivamente. O número de casos em todo o Piauí é 18,8% maior que o registrado no mesmo período em 2010.
Além da capital, Matias Olímpio (173 casos) e Luís Correia (86 casos) mostram avanço da doença, segundo a Secretaria.

Até terça-feira, o Piauí não registrava casos de Síndrome de Choque por Dengue (SCD) e nem Febre Hemorrágica do Dengue (FHD). Foram registrados três casos de Dengue com Complicação (DCC), sendo um em Piripiri e dois em Teresina.

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.