Cansei

Em patética afirmação à imprensa, quando estava junto ao seu pai em noite de autógrafos e de revelações, a governadora Roseana Sarney simplesmente retratou com a máxima fidelidade o espírito de ânimo que comanda o seu atual governo. “Cansei!”. Essa é a palavra que sintetiza como ela se sente no governo. Disse também que seu desânimo provinha da falta de reconhecimento pelo seu trabalho, que nunca era valorizado e que tudo era a oligarquia mostrando estar incomodada por ser reconhecida como um dos mais importantes personagens da mal-falada organização.
Todos os que acompanham minimamente a rotina da atual cúpula do governo maranhense já sabiam do completo alheamento de Roseana Sarney, ausente de seu próprio governo. A especulação era tentar compreender o porquê de tanto descaso, desânimo e de pura falta de vontade de trabalhar.
O estranho é verificar que ela aparentemente nunca ligava para nada, talvez confiando no fato de que, ao final de tudo, conseguiria impor a todos sua versão dos fatos, pois possui, junto aos seus, uma das mais formidáveis máquinas de mídia estaduais a serviço da política, defendendo ostensivamente os interesses de seus proprietários. Creio que em nenhum estado brasileiro a oposição não tem qualquer acesso a nenhuma televisão local. Não há chances de se expressar no mais influente meio de comunicação de massa. Bloqueio total.
Contudo, não é (só) assim. Ela sabe que a população reage à citação de seu nome em acontecimentos públicos e se desanima com isso.
Agora, digam-me, em verdade, o que Roseana Sarney pode mostrar como realização do seu governo? A população enfrenta enormes dificuldades no seu cotidiano, que propaganda nenhuma, por mais que o Duda Mendonça capriche, é capaz de minimizar. Assim, o que é mostrado na TV e jornais inexoravelmente vai de encontro à dura realidade da vida real vivida pelos habitantes do nosso estado.
Essas pessoas enfrentam diariamente a falta de água, a falta de esgotos – que corre pela rua nos bairros nem tão afastados assim. Não bastasse isso, enfrentam ainda os prejuízos irreparáveis que surgem como consequência de colégios caindo aos pedaços e com o baixo nível do ensino ministrado (mostrado em sua realidade nos exames do MEC), na dureza e na baixa qualidade da saúde pública, no transporte coletivo… Assim, como não poderia deixar de ser, a propaganda que chega a essas pessoas soa falsa e utópica. Parece-nos enfadonho mostrar novamente os indicadores sociais do Maranhão, que só melhoraram em governos da oposição e que a falta de políticas públicas diretas para essas pessoas nos governos de Roseana só faz agravar. É chocante o contraste entre o poder que a família goza no governo federal e os nossos indicadores sociais, os piores do Brasil, cujos indicadores nacionais nem são tão bons assim.
Fazer propaganda de empresas que irão se instalar aqui e que trarão milhares de empregos contrasta com as estatísticas do Ministério do Trabalho, que nos colocam em ultimo lugar no país em criação de novos empregos.
Com a modernização do país e com a divulgação de estatísticas melhores fica a cada dia mais difícil enganar a população. Fotografias sorridentes da Governadora com Eike Batista é que não vão ajudar . Tampouco o anúncio apoteótico de Vias Expressas problemáticas, pois precisam necessariamente obedecer em seu traçado a lógica do grupo de beneficiar os seu interesses patrimoniais .
É escandaloso o traçado da via expressa que o governo anuncia (e que o povo já escolheu o seu verdadeiro nome – a Via Shopping By Shopping, pois liga o Shopping Jaracati, de propriedade do senador José Sarney, a outro shopping em construção na cidade ). Esse traçado obriga a estrada a cortar áreas de interesse ambiental e histórico sem o devido estudo e sem as licenças e audiências públicas necessárias, como denunciou oportunamente o CREA. Aliás, o que acontece agora é a repetição do que sucedeu com a construção dos famosos hospitais de Roseana Sarney, até hoje envolvidos em denúncias e suspeições sérias nunca esclarecidas, como também nunca concluídos , embora solenemente prometidos para dezembro do ano passado .
Parece-nos que Roseana Sarney quis dizer realmente é que cansou de fazer bonitas propagandas e o povo ( ingrato?) continua sem reconhecer o seu trabalho.
Seja lá por que for, Roseana está cansada e isso é muito ruim, pois é muito duro governar. E com uma pessoa tão cansada e desanimada o estado não vai muito longe…
Já o fato de sempre ser relacionada à oligarquia, nada há a fazer, já que ela se afirmou como sua estrela maior, quer goste ela ou não disso. Principalmente quando assumiu o governo, tirando do posto o governador eleito pelos maranhenses, em um processo classificado pelo ministro Resek como um golpe de estado jurídico. E tão forte quanto a constatação de que, quando saiu do governo em início de 2002, o Maranhão apresentava indicadores sociais terríveis, que colocavam o estado em último lugar entre os estados brasileiros.
Portanto, não dá para assimilá-la de outro modo. Enquanto isso, o Maranhão continua a produzir notícias ruins. A Folha de São Paulo de sexta-feira passada informa que nosso estado perdeu R$ 7 milhões no Ministério dos Direitos Humanos, destinado a reabilitação de jovens infratores, simplesmente porque nunca apresentou os projetos para receber o dinheiro. Isso pode nos mostrar duas coisas: ou o estado não se importa com a reabilitação desses jovens carentes ou está acéfalo e totalmente sem comando. Parece que a administração estadual também está cansada
E para concluir, os restaurantes públicos para pessoas de baixa renda e necessitados, que Roseana prometeu reabrir imediatamente, continuam de portas cerradas.
Esse governo é especializado em fazer promessas ao vento!
Por: José Reinaldo

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.