COMUCAA:ÚLTIMA ASSEMBLÉIA DO ANO E DO MANDATO 2009/2011

O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., fez na manhã, e começo da tarde desta sexta-feira, 16/12 sua última assembléia do ano, e também a último da gestão 2009/2011.


Presidida pelo Conselheiro Presidente, Siley Elcen Santos, e secretariada pela Conselheira Secretária, Ivanete da Silva Sousa, a assembléia teve momentos de nostalgia, confraternização e festividade, mas como sempre muitos debates, alguns acaloradas, deliberações e encaminhamentos.

Entre outros itens da extensa pauta, a assembléia do COMUCAA aprovou o “Plano de Aplicação do FIA/Fundo Municipal para a Infância 2012”, com base no orçamento do Município (LOA/Lei Orçamentária Anual), sancionado em 25 de novembro passado pelo Prefeito Ildemar Gonçalves; a prestação de contas dos projetos financiados pelo FIA em 2011; as contas do FIA do mês de novembro;

e chancela para um projeto da AMA/Associação de Moradores de Açailândia.

Aprovou parecer do CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência, sobre situação de bolsas-auxilio concedidas a adolescentes, condicionado a procedimentos entre órgão, o Conselho Tutelar e o próprio COMUCAA.

A assembléia não aprovou proposta de atualização do Regimento Interno, pelo pouco tempo que os/as conselheiros/as tiveram para analisa-la, transferindo a matéria para a próxima gestão do Conselho.

Foi lido questionamento da Paróquia São JOão Batista,pelo seu Paroco Padre Dario Bossi, sobre as "doações casadas",chancelas, de empresas financiadoras, condicionando-se seus "marketings". A assembléia, em virtude do adiantado do tempo, e de extensa justiticação anexa, que não fora analisada pela maioria dos membros do Conselho, resolveu passar para a próxima gestão. A questão, aliás, é bastante polêmica em todo o país. Para especialistas, "doação casada" interfere na autonomia dos Conselhos, prevista legalemente, deixando-os "refens" dos doadores. Já para outros, é um meio legitimo de buscar mais recursos para os FIA.

A professora Eline Nascimento Silva, representante da Comissão Organizadora do “Concurso A Cor, A Cara e A Voz do COMUCAA”, participou da assembbléia, colocando algumas questões sobre a viagem dos/as vencedores/as (Crianças e Adolescentes, pais, professores/as ) do concurso a São Luís, que é uma das premiações do mesmo. Desta feita, tudo leva a crer que a viagem acontecerá no início do mês de janeiro próximo.

Participaram da última assembléia do COMUCAA, no ano e na gestão, as conselheiras Elisângela da Silva Araújo (Centro Comunitário Frei Tito, Pequiá); Ivanete da Silva Sousa, do CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran , Conselheira Secretária); Maria do Socorro Vieira, também do CDVDH-CB, e Conselheira suplente; Maria Marlucy Ferreira dos Santos, da Pastoral da Criança, também Conselheira suplente; Romélia Martins Marques (Secretaria de Educação); Valdeci Raimunda Marinho, da Pastoral da Criança; Vilma da Silva Barbosa (Secretaria de Educação) e Zilda dos Santos Marques (Associação de Moradores da Vila Bom Jardim). E os conselheiros Siley Elcen Santos (Secretaria de Assistência Social, Conselheiro Presidente) e Siley Elcen Santos Junior (Secretaria de Administração).

A assembléia contou a com as participações de membros do apoio administrativo e da assessoria do COMUCAA: Andreya Carvalho de Oliveira, Lucinete Freitas de Aguiar, Maria de Fátima Sousa Silva, Maria Meiri Pereira dos Santos e Nildene Costa Silva, e da Conselheira Tutelar Veronice Pereira de Carvalho.

O Conselheiro Presidente Siley Elcen Santos aproveitou para agradecer o trabalho e a dedicação dos membros que se despediam (Elisangela, Maria Marlucy, Romélia, Valdeci), pedindo a compreensão e as desculpas pelo que de mal tivesse acontecido na gestão que encerrava, reconhecendo que muitas vezes é difícil separar a emoção da razão, e se acaba agindo pela primeira. Disse que continuaria no Conselho, reindicado que fora pela Secretaria de Assistência Social, mas que seu cargo de presidente encerrava, e o novo colegiado é que decidirá sobre a nova diretoria para os próximos dois anos.

Na quarta-feira próxima, 21/12, a partir das 0800 horas, na Câmara Municipal, o COMUCAA realiza sua audiência pública, dando contas de suas atividades em 2011, e anunciando seus planos e metas para 2012.

(obs.: por razões de viagem, e aproveitando o período natalino e de ano novo, o blog terá um recesso, pois, como diz o povo, “ninguém é de ferro”. Agradeço do fundo do coração a generosidade da leituta e da atenção a este simples blogueiro, e desejo sinceramente um Feliz Natal, com muita saúde e a Paz reinando em vosso lares e em vossas filhas, e que nosso Deus Menino vos abençoe, ilumine e proteja no ano que breve vislumbrará! Paz na terra aos homens e às de boa vontade!)

Fonte: Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.