Um consumidor brasileiro é vítima de tentativa de fraude a cada 17 segundos

Pesquisa mostra que foram registradas 1,54 milhão de tentativas entre janeiro e outubro.

SÃO LUÍS - A cada 17 segundos um consumidor brasileiro é vítima de tentativa da fraude conhecida como roubo de identidade, em que criminosos usam dados pessoais de vítimas para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou realizar um negócio sob falsidade ideológica. Segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes realizado pela Serasa Experian, de janeiro a outubro deste ano foram registradas 1,54 milhão de tentativas de fraudes como essa no país. Se todas tivessem sido realizadas, o prejuízo total estimado seria de R$ 5,7 bilhões no período.

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude é o resultado do cruzamento de três conjuntos de informações: total de consultas mensais a CPFs, estimativa de risco de fraude e valor médio das que ocorreram. Se analisados os segmentos de consumo, o setor de serviços é o que lidera as tentativas de fraude, com 34% do total, seguido por bancos e financeiras (28%), telefonia (22%), varejo (13%) e outros (2%.

Os dados mostram, também, que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. Com apenas uma carteira de identidade ou um CPF nas mãos de golpistas, dobra a probabilidade de ser vítima de uma fraude.

Precaução

A pesquisa mostra a importância de o consumidor adotar cuidados simples em seu dia a dia: não dar informações pessoais a terceiros, evitar participar de sorteios e promoções que exijam essas informações, não abrir e-mails que não conhece, ter um antivírus atualizado no computador, entre outros.

Quando for vítima de roubo, perda ou extravio de documentos, a primeira medida a ser tomada é fazer um boletim de ocorrência. Depois, é possível cadastrar a ocorrência gratuitamente na base de dados da Serasa Experian. Assim, sempre que ele for consultado, o concedente de crédito saberá que se trata de um documento roubado e terá mais cuidado ao fechar um negócio.

O consumidor pode, ainda, consultar gratuitamente o seu CPF em uma das agências da Serasa Experian em todo o país. Os endereços estão no site www.serasaexperian.com.br. A empresa oferece ainda o serviço Me Proteja, em que o consumidor é avisado por e-mail ou SMS, conforme opte, a cada transação de crédito feita com seu CPF e quando o documento é usado pela abertura de empresas, incluído ou excluído da lista de inadimplentes, por exemplo.

Imirante, com informações da Serasa Experian

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.