O MORMON: Mitt Romney vence primárias republicanas em Arizona e Michigan

Rick Santorum ficou em segundo em ambas as prévias, mostra apuração. Republicanos decidem quem vai enfrentar democrata Obama nas eleições.
O republicano e ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, venceu na noite desta terça-feira (28) as primárias nos estados de Arizona e Michigan.

Em Michigan, seu estado natal, Romney tinha 41% dos votos, contra 38% de Santorum, quase no fim da apuração.

No Arizona, a vitória foi mais folgada, com 47% dos votos contra 27% de Santorum.
Os demais rivais, Ron Paul e Newt Gingrich, que não fizeram campanha nos estados, ficaram bem atrás.

Com as vitórias, Romney conta agora com os votos de 145 delegados na convenção do Partido Republicano, em agosto, contra 82 votos de Santorum, segundo contagem realizada pelo jornal "New York Times". A Covenção é o evento em que ocorre oficialmente a definição da eleição interna indireta, quando os delegados conquistados em cada estado votam e formalizam a candidatura do rival de Obama. São necessários 1.144 voos de delegado para conquistar a candidatura.

"Há uma semana, os especialistas não nos davam qualquer chance, mas encontrei mães, pais, estudantes e avós (...) que somaram esforços para nos dar esta grande vitória em nossa campanha nestes dois Estados", declarou Romney a seus partidários após a vitória.

Vencer em Michigan foi fundamental para Romney, já que o candidato nasceu no estado, que seu pai governou.

Santorum, um católico conservador, aparece como o último obstáculo à indicação republicana de Romney para enfrentar o democrata Barack Obama, candidato à reeleição nas eleições presidenciais de novembro próximo.

Nesta semana, os dois republicanos escolheram Detroit (Michigan), berço da indústria automobilística, para debater a economia.

Santorum insistiu que ter um candidato conservador com fortes valores é a única maneira de vencer Obama em novembro, em um ataque a Romney, que busca convencer os eleitores republicanos sobre suas credenciais conservadoras.

'Truques sujos'
Antes dos resultados, Romney havia criticado os "truques sujos" de Santorum nas primárias, ao afirmar que os eleitores escolheriam suas propostas econômicas ao invés de preferir os "incendiários" temas de divisão social, o centro do discurso de campanha de seu rival.

Eleitores democratas votaram deliberadamente no conservador Santorum, com o intuito de favorecer o presidente Obama, por considerar que este teria mais chances de vitória contra o ex-senador.

De acordo com pesquisas, 10% dos votantes nas primárias republicanas abertas de Michigan se definiram como democratas, e apenas 60% como republicanos.

Com os resultados em Michigan e no Arizona, Romney acumula vitórias em seis estados, contra quatro para Santorum, que aparece como seu principal obstáculo à indicação.

O ex-senador da Pensilvânia divulgou no domingo seu programa econômico, baseado principalmente em redução de impostos para as empresas.

A disputa republicana segue agora para a "super terça", em 6 de março, um dia crucial que terá primárias em dez estados e que pode terminar com a indicação de um dos candidatos.

Em Ohio, um dos estados da "super terça" e um importante campo de batalha para novembro, Santorum mantém uma vantagem de sete pontos sobre Romney, segundo uma pesquisa da Universidade de Quinnipiac.

Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.