Programa de Certificação de Empresas será realizado em Açailândia

Primeiro evento de sensibilização acontece na quarta-feira (29) no município

Empresários de Açailândia participam amanhã (29), às 19 horas, do primeiro evento de sensibilização para implantação do Programa de Certificação de Empresas (Procem) no município. O evento acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Açailândia (ACIA).
O Procem tem como proposta desenvolver e qualificar empresas locais, para que se tornem competitivas e capazes de fornecer para as grandes indústrias instaladas no estado. “Novos empreendimentos estão chegando naquela região, o que tem demandado uma atuação mais competitiva e qualificada das empresas locais.” disse o superintendente da Fiema e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antônio Moura.
“O Procem somará, de forma integrada, às demais ações já realizadas pelo Sistema Fiema no município, através do Sesi e do Senai”, completou Moura.
Desenvolvido há dez anos em São Luís, e mais recentemente em Imperatriz, a interiorização do Procem - que é executado pelo Sistema Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) - é uma das metas para os próximos anos. Dessa forma, as ações de qualificação acompanharão o movimento feito pelas indústrias, gerando oportunidades em outras regiões do Maranhão.
Em Açailândia, a previsão é que 25 empresas participem do Procem nas áreas de construção civil, metalurgia, comércio e serviços. “A primeira turma deve iniciar ainda no primeiro semestre”, afirmou José Alberto Aboud, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do IEL, responsáveis pelas turmas do programa.
As empresas que aderirem ao Procem serão capacitadas nas áreas de qualidade, produtividade, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, gestão contábil, tributária e trabalhista, e responsabilidade Social, etapa que dura um ano.
No entanto, o processo de preparação destas empresas não se encerra na certificação: para manter o certificado, as empresas passarão por recertificações a cada dois anos e serão auditadas em um dos módulos citados acima de seis em seis meses.
Certificação - “O Procem é referência quando da busca de fornecedores pelas indústrias que vem se instalar aqui. Quem possui o certificado abre oportunidades reais de firmar negócios no Maranhão e também em outros estados do país”, destacou Marco Moura, quanto ao peso e credibilidade do certificado para o mercado competitivo atual.
O Procem é uma das ações do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), cuja gestão é feita de forma compartilhada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e mantido pelas indústrias Alumar, Cemar, Ceste, MPX, Vale e Renosa.
Hoje, Açailândia é um dos municípios que mais cresce no Maranhão. Com o terceiro maior PIB do estado (IBGE), abrigará empreendimentos de destaque, como a primeira aciaria do Maranhão, a Gusa Nordeste, e parte da Estrada de Ferro Carajás, em expansão pela Vale.
A indústria de papel e celulose do Grupo Suzano, cuja planta industrial está em construção em Imperatriz, também busca fornecedores locais qualificados em Açailândia para atender as suas demandas de bens e serviços.
No total, 41 indústrias contribuintes formam o parque industrial do município.
Oportunidades – Assim como a demanda por fornecedores, a busca por profissionais qualificados só cresce em Açailândia. Só para quantificar, hoje, mais de 400 alunos estão em aulas no Senai do município, entre turmas de cursos técnicos e turmas de qualificação profissional. E novas turmas estão previstas para começar em abril.
Só para a Gusa Nordeste, duas turmas do Curso Técnico em Eletromecânica estão em funcionando atualmente. Isso sem contar as turmas do Pronatec e do Capacitar, cujos cursos de qualificação são totalmente sem custos para a comunidade.
As oportunidades são nas áreas de pedreiro de alvenaria, armador de ferragens, carpinteiro de forno, soldador de estruturas metálicas, eletricista montador e muitas outras.
Além dos cursos de qualificação e do curso técnico, a unidade do Senai em Açailândia também oferece cursos aperfeiçoamento em diversas áreas e ainda, pelo Sesi, desenvolve o curso para elevação da escolaridade, conhecido como EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Nina Soares Mochel
Jornalista
Assessoria Corporativa de Comunicação
Sistema FIEMA

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.