Com o “Módulo Diagnóstico” iniciou o “Programa de Ações de Educação Sexual e Promoção da Saúde/PESS” na Vila Ildemar

Foi dado início nesta quinta-feira, 15/03, durante todo o dia, o “Programa de Ações de Educação Sexual e Promoção da  Saúde/PESS”, parceria da ong Oficina de Imagens e da Vale.
As ações do Programa visam fortalecer iniciativas que já vem sendo desenvolvidas por entidades e organizações da sociedade civil e do poder público na promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
E conta com três eixos: 1) articulação de alianças locais; 2) formação de Adolescentes, jovens, lideranças e representantes do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes; 3) mobilização social por meio de produtos e ações de comunicação. 
Entre os temas que serão trabalhados pelo Programa, que prevê mais seis (06) etapas, até sua finalização em setembro, estão: Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil; . prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST), à gravidez não planejada na adolescência e à violência  sexual. 
Nesta primeira etapa, tendo como local o Núcleo Vila Ildemar do CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran,   trabalhou-se um “ Módulo Diagnóstico” de Açailândia, e mais especificamente da Vila , sua história, riqueza, cultura, valores, mas também suas dificuldades, seus problemas e desafios. Os/as participantes formaram quatro grupos, que depois apresentaram em plenária os resultados de seus trabalhos. 
“Diagnóstico”  produzido pelos/as participantes, em torno de setenta, Crianças e Adolescentes representantes de cinco escolas (Aulidia Gonçalves, Aulidia Gonçalves Extensão, Fernando Rodrigues de Sousa, José Cesário da Silva e Sara Kubstchek) e da Comissão Juvenil do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA; 
agentes de saúde e representante do Conselho Municipal de Saúde; professores/as; estudantes de Serviço Social; lideranças comunitárias ( Associação Comunitária Bom SamaritanoAMA/Associação de Moradores de Açailândia; ASCOSVI/Associação Comunitária e Social da Vila Ildemar, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran/CDVDH-CB); participação de representantes do PETI/Programa de Erradicação Infantil, do CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (Macleide Araújo), do Conselho Tutelar (Conselheiro Ismael Martins de Sousa), do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ( Conselheira Ivanete da Silva Sousa e Conselheiros Luis Henrique Sousa Silva, Adolescente, e Carlos Augusto Figueiredo).
Pela Oficina de Imagens, tivemos a coordenadora do Programa, Paula Kimo; a psicologa Elizabet Gomes e o educador Yuri Brito dos Reis.
Pela Vale, o analista de relacionamento com as comunidades, Adriano Sousa. 
Nesta sexta-feira, 16, inicia o Programa na região do Novo Oriente, no Assentamento Francisco. 
A segunda etapa, para a Vila Ildemar, já foi acertada: dia 13 de abril, para todos os participantes (Adolescentes, jovens e adultos) e 14 (apenas para Adolescentes e jovens), em local a ser anunciado. 
O tema a ser trabalhado também foi definido: “Infância e Adolescência Protegidos”.
Por Eduardo Hirata


Um comentário

  1. BOM TRABALHO NEUTON CESAR DE SÃO LUIS DO BNC NOTICIAS ACESSE www.neutoncesar.blogspot.com

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.