Industrial maranhense está otimista, diz pesquisa da Fiema

Apesar do índice de confiança de fevereiro ser menor do que em janeiro, o indicador aponta que o empresário industrial maranhense continua otimista com o primeiro semestre de 2012

O índice que mede o grau de confiança do industriário maranhense (ICEI-MA) registrou 61,9 pontos em fevereiro de 2012. O resultado foi cinco pontos menor do que o resultado de janeiro, mas ainda sinaliza otimismo. O ICEI-MA seguiu a tendência registrada para o Nordeste onde o índice também recuou, marcando 61,7 pontos, 1,1 pontos frente a janeiro.

De acordo com a pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), divulgada nesta sexta-feira (2), a piora nas condições gerais da economia brasileira e do estado do Maranhão apontada pelos setores da Construção Civil, Extração e Transformação influenciou no recuo do índice no estado.

Em dois anos de aplicação da pesquisa, essa é a segunda vez que o setor da Construção Civil sinaliza piora (48,8 pontos) nas condições de suas empresas. Anteriormente, o único registro tinha ocorrido em abril de 2011 (48,9 pontos).

Em relação à piora na economia brasileira, quem mais sentiu foram os empresários do ramo de Extração e Transformação (44,4 pontos), enquanto que a Construção Civil sinalizou um maior grau de deterioração das condições do estado (46,6 pontos).

Por outro lado, melhorias ocorridas nas condições atuais das empresas de Extração e Transformação (52,3 pontos) pesaram para que o índice de expectativas no setor evoluísse de 62,2 para 68,5 pontos. Na Construção Civil foi observado um recuo de 74,4 para 68,6 pontos no indicador das suas expectativas.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Maranhense é elaborado mensalmente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Fiema, utilizando-se dos resultados das Sondagens Industrial e da Construção Civil da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), aplicada no Maranhão e em 26 estados da Federação. Para a pesquisa de fevereiro, foram ouvidas trinta e oito empresas, no período de 1º a 14 de fevereiro no estado.

O índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às condições atuais e expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o estado e a empresa.

Ernesto Batista e Nina Mochel
Jornalistas
Assessoria de Comunicação
Sistema FIEMA

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.