Workshop de Logística do Senai reuniu empresários na última quinta-feira na Fiema

Mais de 60 empresários participaram do workshop “A importância da logística para o desenvolvimento das indústrias maranhenses”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA), nesta quinta-feira (1º de março), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Participaram ainda alunos do curso técnico de Logística da instituição.

“Falar em logística é falar de como tornar fácil, rápido e eficiente o acesso a bens e serviços nos locais onde eles são necessários e no momento em que são desejados”, disse o diretor regional do Senai, João Alberto Schalcher de Oliveira, na abertura do workshop.

“Esse caminho do produto chegando em tempo e qualidade até o cliente é o que toda empresa almeja e por isso, é mais um dos desafios impostos pelo mercado competitivo moderno”, completou.

A palestra do consultor do Senai de Itajaí (SC), Guilherme Geral Pereira, mostrou que mudar processos internos pode resultar em ganhos em logística e, consequentemente, em competitividade para as empresas industriais.

O consultor deu enfoque ao conceito conhecido como lean manufacturing, “a produção enxuta”, filosofia utilizada pela fabricante japonesa Toyota, que fala de redução de desperdícios, fluidez dos processos industriais, otimização de tempos dentro das empresas para obtenção de resultados mais rápidos e eficazes nos negócios.

“Otimizando a produção, melhoramos a logística e atendemos melhor os clientes, tornando a empresa mais competitiva para o mercado atual”, disse.

Para o gerente de Operações da Vale, Gedilson Pimentel, que participou do evento, a palestra mostrou a realidade do mercado atual e é totalmente aplicável às demandas que a cada dia chegam para as empresas brasileiras. “É necessário que estejamos cada vez mais preparados para atender ao cliente acima de tudo”.

Segundo o coordenador da área de Logística do Senai Maranhão, Luiz Fernando Mello Borges, quando trabalhados de forma estratégica, os investimentos em logística podem proporcionar ganhos importantes. Estratégias como reduzir o tamanho dos lotes, aumentar a frequência de entrega e nivelar o fluxo de entrega são ganhos que as empresas poderão obter com tal ação.

O evento faz parte das ações realizadas nacionalmente pela Rede Senai em Logística. Também é objetivo do evento apresentar o Senai como provedor de soluções na área. “Esse é um dos serviços do Senai para fortalecer as empresas industriais e lhes dar maior diferencial competitivo”, disse.

Ernesto Batista e Nina Mochel
Jornalistas
Assessoria de Comunicação
Sistema FIEMA


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.