Mais de 111 mil famílias do MA não fizeram recadastramento do programa

As famílias têm até o final do ano para comparecer junto aos órgãos gestores em cada município. Quem não fizer a atualização, terá o benefício bloqueado, podendo até ser cancelado em 2013.

O processo de revisão cadastral 2012 do Programa Bolsa Família já começou. Mais de 1,5 milhão de famílias em todo o país precisam atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Na região Nordeste, são 794.079 
famílias. O público-alvo da revisão cadastral são as famílias que, em 31 de dezembro de 2011, estavam há mais de dois anos sem atualização cadastral. No Maranhão o número de famílias que ainda não realizaram o recadastramento no programa social também é muito grande - 111.491 mil.

O estado fica atrás somente de quatro estados nordestinos: Bahia (183.491), Ceará (144.167) e Pernambuco (121.335). Os outros estados que compõem a Região Nordeste tem menos de 60 mil famílias que ainda não fizeram a revisão.

O estado de Sergipe por exemplo, 23.216 famílias não estão recadastradas, quase cinco vezes menos que o Maranhão.

Informações

Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição 
familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários, para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140.

"O cadastro é o grande meio que o governo federal tem pra localizar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país", destacou o coordenador-geral de Pagamento de Benefícios do MDS, Gustavo Camilo Baptista. Atualmente o programa de transferência de renda beneficia 13,3 milhões de famílias em todo o país.

As famílias que precisam atualizar os dados são comunicadas no comprovante de pagamento do benefício, mensalmente. Elas têm até o final do ano para comparecer junto aos órgãos gestores em cada município. Quem não fizer a atualização, terá o benefício bloqueado, podendo até ser cancelado em 2013.

Os beneficiários podem obter informações sobre a revisão cadastral 2012 pelo telefone 0800-707-2003 ou pelo endereço eletrônico bolsa.família@mds.gov.br. Já as prefeituras podem entrar em contato com a equipe de atendimento ao gestor municipal no MDS, pelo telefone (61) 3433-1500.

O Imparcial

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.