BRASÍLIA - Com a mensagem “Criança na escola, saúde em dia e renda são direitos de toda a família”, está no ar durante todo o mês de dezembro mais uma campanha de utilidade pública voltada aos beneficiários do Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Uma sólida parceria entre a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e o MDS permitiu que fosse construída coletivamente uma solução para chamar a atenção sobre a importância da atualização cadastral. “O grande mérito da campanha é comunicar, por meio de uma linguagem moderna e inovadora, que a atualização cadastral é um processo permanente, ao qual todas as famílias beneficiárias devem estar sempre atentas”, disse Tereza Cotta, secretária nacional adjunta de Renda de Cidadania.
O diretor de Publicidade da Secom, Marcelo Moraes, que desde o início se envolveu com a produção da campanha, disse que a ideia é ressaltar o conceito de permanência da atualização cadastral e mostrar aos beneficiários que eles devem acompanhar nos extratos de pagamento os avisos que identificam as famílias selecionadas para atualização.
A coordenadora de Comunicação do MDS, Dorian Vaz, explicou que é a primeira vez que o MDS utiliza em suas campanhas uma linguagem diferente, urbana, com a cara dos brasileiros das metrópoles, rompendo com o estereótipo de família nordestina como padrão de beneficiários do programa. “Até então, as campanhas do MDS utilizavam apenas imagens e sons que remetiam à zona rural, o que subliminarmente passava a ideia de que o Bolsa Família era restrito ao Semiárido.
No entanto, o Programa está presente em todo o Brasil e, de acordo com o Perfil das Famílias Beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, de 2009, 70% das famílias beneficiárias residem no meio urbano e 30% na zona rural”.
A escolha do rapper MV Bill também tem relação direta com essa nova proposta apresentada pela campanha. O artista é bastante conhecido nos grandes centros e tem o seu trabalho social reconhecido no Brasil e internacionalmente.
Ao todo, foram produzidas duas peças publicitárias para serem veiculadas em emissoras de TV e rádios do País até o dia 31 de dezembro. “Procurou-se reforçar os resultados positivos do programa na redução das desigualdades sociais, por meio da melhoria nas condições de vida das famílias em situação de pobreza”, explica o coordenador de Publicidade do MDS, Gilmar Santos.
A revisão cadastral é uma atividade anual feita pelo MDS em parceria com os municípios. No início de cada ano, o ministério identifica as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é acessada pelos gestores na Central de Sistemas da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania. As famílias identificadas também recebem avisos nos extratos bancários de pagamento de benefícios.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social.
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