Ex- governador João Castelo prestigia escritor de Olho D água das Cunhãs - MA

Na íntegra as palavras emocionadas do então governador do Maranhão - João Castelo

Nas páginas do livro de BURITICUPU SUA HISTÓRIA E SUAS CARACTERÍSTICAS, do jovem escritor Maranhense, Isaias Neres, que é natural do município de Olho D,água das Cunhãs -, revivi um período inesquecível de minha vida. Transportei-me àquela época, quando, com pouco mais de 40 anos de idade, assumi o Governo do Maranhão enfrentando, então, o maior desafio de minha vida: Colocar o meu Estado no rumo do desenvolvimento, gerando empregos e renda para nosso povo.

Nesse sentido, visando implementar uma política desenvolvimentista para todo o Estado, resolvi reativar o antigo projeto de colonização iniciado pelo ex-governador Pedro Neiva de Santana, através da Companhia Maranhense de Colonização – COMARCO. Lembro-me que criei a Secretaria do Interior e, subordinado a ela, o Instituto de Terras do Maranhão – ITERMA, órgão, que dali em diante, foi o responsável pela nova política de colonização. Os resultados positivos logo apareceram por todo o interior do Estado e o reflexo dessa política na região da antiga vila Buriticupu é fielmente relatado por Neres em seu livro. 

Isaias Neres, em um trabalho minucioso da pesquisa, detalha a história de Buriticupu desde o seu berço, quando, na década de 40, os índios Guajajaras apontaram nas paragens verdes e banhadas pelo rio Zutiua. O escritor relata a chegada dos colonos pioneiros, a instalação das primeiras serrarias e o início das demais atividades empresariais na região. O relato de Neres continua cronologicamente até os dias de hoje, quando aborda os problemas atuais vividos pela cidade. Ele mostra como Buriticupu nasceu, cresceu e como o município está agora. Enfim, a caneta atenta de Neres registrou a trajetória do município nos seus mais variados aspectos sociais, econômicos, religiosos e culturais.

Ler o trabalho de Isaias Neres Aguiar é conhecer a história de Buriticupu na sua inteireza.                                  
João Castelo Ribeiro Gonçalves
Ex- Governador do Estado do Maranhão
(Atualmente – Prefeito de São Luis-MA)

Um comentário

  1. MEU QUERIDO VIZINHO PROFESSOR ISAIAS NERES, VENHO DESDE JÁ PARABENIZAR-LHE POR ESTE BELO TRABALHO ACERCA DE NOSSA CIDADE. ISAIAS, HOMEM TRANQUILO,CULTO,SÉRIO,EDUCADO ,CONTADOR DE PIADAS SADIAS E INTELIGENTES.CÔMICO, É UMA GRAÇA BATER UM PAPO COM VOSSA SENHORIA, POR MEIO DO QUAL APROVEITO PARA HOMENAGEAR TODOS OS PROFESSORES E PROFESSORAS DE NOSSA CIDADE, NÃO DESMERECENDO AS DEMAIS PROFISSÕES, JÁ QUE VIVEMOS EM SOCIEDADE. QUE PODEMOS COMPARALA A UMA MAQUINA CHEIA DE ENGRENAGENS QUE NÃO RODA SE HOUVER A FALTA DA MAIS PEQUENA DE TODAS ELAS, UMA MAQUINA FEITA POR DEUS QUE CRIOU E DEU FUNÇÃO A CADA SER QUE HABITA SOBRE A TERRA, DESDE UMA FORMIGA ATÉ A PRESIDENTA DA REPUBLICA, POIS COMO A MESMA IRIA COMER ARROZ SE NÃO HOUVESSE AQUELE HOMEM DO CAMPO QUE ESTÁ COM AS SUAS FERRAMENTAS PRODUZINDO PARA ELE E PARA CADA UM DE NÓS, SE NÃO HOUVESSE O VAQUEIRO PARA ABOIAR O SEU REBANHO PARA QUE COMAMOS A CARNE E BEBAMOS O LEITE, ESSES COM CERTEZA A MAIORIA DAS VEZES MUITO MAIS FELIZES DO QUE OS GRANDES EMPRESÁRIOS, POIS O CRIADOR DÁ FUNÇÃO A CADA UM DE NÓS, MAS DIGO A MAIS IMPORTANTE DE TODAS AS PROFISSÕES, POIS PESSOAS NASCEM E MORREM E AS VEZES NÃO NESCESSITA DE UM ADVOGADO, DE UM ENGENHEIRO, DE UM ARQUITETO, DE UM GERENTE DE BANCO, DE UM CONTADOR, DE UM EMPRESÁRIO ETC..., E MUITAS VEZES UM POUCO MAIS RARO , MAS REAL, AQUELE HOMEM DO CAMPO QUE NASCEU E MORREU E NÃO SENTOU EM UMA CADEIRA DE UM DENTISTA OU MESMO PISOU EM UM HOSPITAL OU EM UM CONSULTÓRIO MÉDICO! MAS O ADVOGADO, O ENGENHEIRO,O ARQUITETO, O GERENTE DO BANCO, O CONTADOR, O EMPRESÁRO, O MEDICO, O DENTISTA ETC..., TODOS PASSARAM PELAS MÃOS DOS EDUCADORES ATÉ POR QUE, NÃO ESTARIAM ALÍ SE NÃO TIVESSEM, POIS A BASE DE UMA SOCIEDADE É A EDUCAÇÃO, ONDE CHEGARÁ O FILHO DE UM POBRE SE NÃO COM UMA BOA FORMAÇÃO?
    EM RELAÇÃO A NOSSA CIDADE, LUGAR BOM TRANQUILO, DE PESSOAS HOSPITALEIRAS,CARINHOSAS, QUE ME FIZERAM SENTIR VONTADE DE MORAR AQUI DESDE O PRIMEIRO DIA QUE PISEI NESSE SOLO, A APROXIMADOS CINCO ANOS ATRÁS.
    BURITICUPU, CIDADE INJUSTIÇADA, DIVULGADA COMO O FAROESTE MARANHENSE POR MEIOS DE COMUNICAÇÃO IRRESPONSÁVEIS, QUE QUEREM ADIQUIRIR AUDIÊNCIA EM CIMA DA DESGRAÇA DOS OUTROS, NÃO VÊEM QUE TEMOS UM EFETIVO DE POUCOS POLICIAIS PARA UMA POPULAÇÃO DE MAIS DE 60.000 HABITANTES E TEMOS POUCOS PROBLEMAS DE CRIMINALIDADE SE COMPARARMOS A CIDADES TEM 30 VEZES MAIS POLICIAIS E A POPULAÇÃO É APENAS 2 VEZES MAIOR E TEM 10 VEZES MAIS CRIMES QUE AQUI!
    BURITICUPU, CIDADE DE GRANDE EXTENSÃO TERRITÓRIAL, DE TERRAS FÉRTEIS, AQUI TUDO QUE SE PLANTA DÁ!
    BURITICUPU, CIDADE DONDE SE QUIZ FECHAR INDUSTRIAS MADEREIRAS E NÃO SE PROCUROU ALTERNATIVAS, DEIXANDO UM RASTRO DE MISÉRIA E DESEMPREGO E DESESPEIRO! EM GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO, E DEIXANDO UM COMÉRCIO EM UMA SITUAÇÃO DIFICIL, ONDE PESSOAS ALTAMENTE HONESTAS ESTÃO COM RESTRIÇÃO AOS SEUS CRÉDITOS POR FALTA DE ALTERNATIVA!
    BURITICUPU, CIDADE UNICA! DE HOMENS E MULHERES TRABALHADORES, ONDE O SEU COMÉRCIO FUNCIONA ATÉ NOS DOMINGOS E FERIADOS, CONHEÇO 4 PAISES E NÃO CONHEÇO OUTRA IGUAL!
    BURITICUPU, CIDADES DE SAUDADES! ONDE EXISTEM PAIS E MAIS PAIS E MÃES E MAIS MÃES DE FAMILIA COM SEUS CORAÇÕES APERTADOS, SENTINDO FALTA DE SEUS FILHOS QUE TIVERAM QUE IR EMBORA DO NOSSO MEIO EM BUSCA DE REALIZAR OS SEUS SONHOS! POR FALTA DE OPORTUNIDADE! QUE SE FOSSEM SEGUIR OS SEUS CORACÕES JAMAIS TERIAM DEIXADO SUA PÁTRIA AMADA!
    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E QUE JESUS PAGUE A TODOS AQUELES QUE COM CARINHO ME RECEBERAM!

    BURITICUPU-MA,06/MARÇO/2011.

    DR.ANDRÉ & IRMÃ PRISCILLA

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.