Polícia Federal prende sete prefeitos de municípios do Piauí

Os gestores são acusados de envolvimento com um esquema de compra e venda de notas ficais frias.
TERESINA - Policiais federais que participaram da Operação Geleira confirmam a prisão de sete prefeitos e dois ex-prefeitos de municípios do Piauí. Os gestores são acusados de envolvimento com um esquema de compra e venda de notas ficais frias. Além deles, foram presos assessores, servidores públicos, empresários e lobistas.

Todos os políticos foram presos no interior do Estado e estão sendo transferidos para Teresina.
De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), a estimativa é que nos últimos anos a quadrilha tenha desviados R$ 3,7 milhões de recursos destinados às áreas da saúde e educação.

Essas verbas eram oriundas de transferências constitucionais e voluntárias realizadas pela administração pública federal.

Operação Geleira
A operação foi deflagrada no início da manhã desta quarta-feira (19). Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em 12 prefeituras, em uma Câmara Municipal, no gabinete de um parlamentar na Assembleia Legislativa e em empresas, escritórios de contabilidade e residências.

A Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) informou que vai se manifestar a respeito da prisão dos gestores ao meio dia de hoje.

A quadrilha era especializada em falsificação de documentos públicos, constituição de empresas fantasmas, emissão de notas fiscais frias, apropriação de recursos públicos federais e municipais, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

A todo momento, agentes federais chegam na sede da PF com documentos e computadores apreendidos. Veículos e valores em dinheiro também foram recolhidos pelos policiais.

Os prefeitos presos são Bismarck Arêa Leão (PTB), de Miguel Leão, Valdir Soares da Costa (PT), de Uruçuí, Domingos Bacelar de Carvalho, o Dó Bacelar (PMDB), de Porto, Joedison Alves Rodrigues (PTB), de Landri Sales, Teresina de Jesus Araújo (PSDB), de Elizeu Martins, Isael Macedo Neto (PTB), de Caracol, e Jorge de Araújo Costa (PTB), de Ribeira do Piauí.

Também foram presos pela Polícia Federal a mãe do prefeito de Landri Sales, identificada apenas como Juraci, e o filho da prefeita de Elizeu Martins, conhecido como Marcelo.

Na Assembleia Legislativa, os agentes da PF deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão no gabinete da deputada Ana Paula (PMDB). A investigação não diz respeito à sua atuação como parlamentar e sim ao período em que seu irmão, Chico Filho, foi prefeito de Uruçuí.

A PF apreendeu documentos nas prefeituras de Landri Sales, Marcos Parente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Várzea Branca, Caracol, Elizeu Martins, Ribeira do Piauí, Porto, Miguel Leão e Floriano.
As investigações foram iniciadas pela Polícia Federal em 2008 e investiga crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e ocultação de bens. No inquérito constam várias escutas telefônicas.

A Operação Geleira, da Polícia Federal (PF), tem a participação de 325 agentes do órgão e 28 servidores da Controladoria Geral da União (CGU). Os mandados de prisão estão sendo cumpridos em Teresina e algumas cidades do interior do Estado.

O objetivo da operação, deflagrada na manhã de hoje (19), é “desarticular uma rede criminosa especializada na comercialização de notas fiscais frias e desvio de recursos públicos de prefeituras do interior do Estado”. Entre os presos há gestores públicos de vários municípios.

Portal AZ

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.