Lídice da Mata cobra ações contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, contou com várias ações em Brasília em referência à data. A senadora Lídice da Mata lembrou em plenário que a iniciativa para criação desse dia deve-se ao Centro de Defesa da Criança e do Adolescente da Bahia (Cedeca-BA).

A senadora recordou que a instituição apresentou a proposta de criação do Dia de Combate à deputada Rita Camata que encampou a ideia e apresentou um projeto sendo posteriormente transformado na Lei 9.970/2000. “O Cedeca realiza em meu Estado um trabalho exemplar e, por conta disso, a Bahia é hoje o Estado que mais onde mais se denuncia abuso contra crianças e adolescentes, fruto das campanhas realizadas todos os anos, principalmente no verão, estimulando as denúncias”, afirmou Lídice.

A senadora participou, também, da solenidade de abertura do I Encontro Nacional sobre Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que contou com a participação da Rainha Silvia da Suécia. Ela criou a World Childhood Foundation, que tem representação no Brasil e desenvolve ações em busca de uma infância livre de abuso e exploração sexual.

“Tenho orgulho de dizer que, há 12 anos, eu e a Childhood temos essa missão especial de dar visibilidade a um tema sobre o qual muitas pessoas ainda preferem não falar”, disse a Rainha. Para a senadora Lídice da Mata, o encontro é importante porque demonstra o compromisso do STF com a luta no combate ao abuso sexual das crianças e adolescentes. “Ao realizar esse encontro, o STF firma também o compromisso da justiça brasileira com essa causa para que não fiquem impunes os que abusam de crianças e adolescentes”, afirmou Lídice.

As ações que marcaram o dia 18 contaram, ainda, com a entrega do prêmio Neide Castanho aos que se destacaram pela atuação no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Como coordenadora da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lídice da Mata entregou o prêmio à deputada estadual Patrícia Sabóia por sua atuação pela causa.

Assessoria de Imprensa da Senadora Lídice da Mata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.