Selo UNICEF, Concurso COMUCAA, Capacitação Abrigos...‏

GREVE PODE COMPLICAR O “CONCURSO DO COMUCAA” 
A Comissão Organizadora do Concurso “A Cor, a Cara e a Voz do COMUCAA”, que tem o objetivo de escolher a nova identidade visual do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., estimulando a participação de Crianças e Adolescentes e o aprofundamento de conhecimentos sobre o ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, por parte das comunidades escolares, está preocupada com a greve dos/as professores/as da rede municipal de ensino, decidida o final da semana passada e iniciada na segunda-feira, 13/06. Primeiramente, em razão das muitas atividades das escolas, entre elas as festividades dos 30 anos de aniversário de Açailândia, semana e dia do meio ambiente, ensaios e preparação para as festas juninas, o que levou o COMUCAA aceitar prorrogar as inscrições das escolas, inicialmente com prazo para o dia 03/06, para o dia 15/06. O que pode ser prejudicada com a greve é a finalização dos trabalhos (logomarca, bandeira e hino) dos/as estudantes, que tem prazo de entrega à Comissão Organizadora, até 27/06. Algumas escolas já colocaram esta preocupação à Comissão, que deve se reunir ainda esta semana para avaliar a situação. Segundo Ana Hélia Soares, da Comissão Organizadora , em principio o prazo para entrega dos trabalhos está mantido conforme o Edital e Regulamento do Concurso. E até o início da tarde desta quarta-feira, 15/06, último prazo para as escolas se inscreverem no Concurso, 32 (trinta e duas) haviam sido inscritas, sendo as duas últimas as Escolas Municipais Jesus de Nazaré (Baixão/Vila São Francisco) e Getúlio Vargas (Córrego Novo), que concorrerão nas categorias “bandeira e logomarca.
·  “SELO UNICEF”  ENCERRA RODADA INICIAL COM ESCOLAS 
O “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia” prevê que nesta semana, encerra a rodada inicial das atividades diretamente com as escolas, para o desenvolvimento dos “Temas de Participação Social” (que tratam de meio ambiente, cultura e etnia, esporte e cidadania). Na quarta-feira, 15/06, pela manhã, a articuladora local do “Selo UNICEF”, Lucinete Freitas de Aguiar, e a professora Romélia Martins Marques, conselheira municipal dos direitos da Criança e do Adolescente e integrante do “Comitê Municipal Pro-Selo”, estiveram na Escola Municipal Jesus de Nazaré, do “Baixão” para uma conversa com a direção, com os/as professores/as e lideranças da comunidade escolar e dos/as alunos/as. Na quinta-feira, 16/06, o “Selo UNICEF Município Aprovado” estará  à tarde, 1600 horas, na  Escola Municipal Tânia Leite, no bairro do Jacu. Com as conversas nessas escolas, a articuladora Lucinete Freitas de Aguiar encerra a rodada de contato inicial diretamente nas  sete (07) escolas que participarão do desenvolvimento dos “Temas de Participação Social”, e que são as Escolas  Municipais Antonio Alves Moreira (Novo Bacabal), Antonio de Assis (Assentamento Califórnia), Aulídia Gonçalves dos Santos (Vila Ildemar), Darcy Ribeiro (Pequiá), Jesus de Nazaré (Baixão/Vila São Francisco), Jurgleide Alves Sampaio (GETAT) e Tânia Leite (Bairro do Jacu). Lucinete Freitas afirma que após este primeiro contato direto com as escolas, a expectativa é que as atividades do “Selo UNICEF” sejam incrementadas. 
·  SEMAS CAPACITA EQUIPES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
A SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social de Açailândia-MA., promove uma capacitação para equipes das unidades (abrigos) de Acolhimento Institucional, tratando das “Orientações Técnicas para Serviços de Acolhimento Institucional”, emitidas pelos Conselhos Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e Nacional de Assistência Social (CNAS). A capacitação, em cinco (05) etapas matutinas, iniciou na segunda-feira, 13, com a apresentação e discussão do vídeo “Que Casa é Essa?” e do tema “O Abrigo como possibilidade”. E prosseguiu na manhã desta quarta-feira, 15/06, com as apresentações e discussões  do tema “Princípios dos Serviços de Acolhimento” e do vídeo “De Volta para Casa” (s ovídeos foram produzidos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo).
Participam da capacitação dirigentes, coordenadores/as, educadores/as, voluntários das instituições Casa Abrigo (da SEMAS), e as comunitárias Casa Lar Meninas dos Olhos de Deus, Casa de Rute e Bom Samaritano, além de técnicos/as do CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social e dos CRAS/Centros de Referência de Assistência Social; a conselheira tutelar Elisângela Silva da Conceição, o conselheiro tutelar José Alves Bezerra. A capacitação está sendo ministrada pela assistente social Karla Maysa Bringel, da SEMAS, e sendo realizada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), no centro da cidade. A capacitação prossegue nesta próxima sexta-feira, entre 0830 e 1130 horas, no mesmo local, e continuará estudando o conteúdo das “Orientações Técnicas para Serviços de Acolhimento”.
Por Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.