“Projeto Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos”

 O Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro realizarão, em 29 de agosto, o “Projeto Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos”.
 O evento contará com a presença da norte-americana Kay Pranis, especialista em “Processos Circulares”.
O projeto trabalha com a comunidade escolar (alunos, educadores, gestores, funcionários, familiares) de 50 (cinqüenta)  escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, por meio da formação de adolescentes (entre 15 e 17 anos) e educadores que serão os difusores da “Cultura de Paz”.
Os jovens protagonistas, com o apoio da comunidade escolar, irão implementar “processos circulares (prática de resolução de conflitos)” em seus espaços de atuação, visando contribuir para a transformação de escolas e seu entorno em um lugar de convivência pacífica, segura, de respeito à diversidade e sem preconceito.
O objetivo é contribuir para a ampliação da “Cultura de Paz”, buscando respostas efetivas a situações de conflito e violência no âmbito das escolas e da comunidade de entorno.
Lança mão do empoderamento do cidadão, da responsabilização, do respeito, da implantação do diálogo como resolução pacífica de conflitos e preservação estrita do cumprimento aos direitos fundamentais de todos os sujeitos envolvidos.
A metodologia deste projeto foi experimentada, com êxito, em cerca de 60 (sessenta) escolas municipais no Estado de São Paulo.
Construída ao longo de cinco anos, está sistematizada em diversos materiais produzidos pelo CECIP.
O que se propõe é outra forma de resolução de conflitos, na qual a cultura da punição é substituída pela busca das causas que levaram ao ato violento, suas consequências e a responsabilização dos danos por parte dos que o cometeram.
Esse processo será apoiado por representantes da comunidade e da rede de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, vivenciando um procedimento de “Justiça Restaurativa”.
O projeto “Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos” é uma realização do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular – com patrocínio da Petrobras e apoio e parceria da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME).
(Com informações do CECIP., citado pela ANDI/Agência de Notícias dos Direitos  da Infância, em 22/08/2011)
·        Aqui em Açailândia do Maranhão, a violência que toma conta das escolas, motivou dia 16/08, encontro entre várias instituições, sob convite do  Presidente do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Siley Elcen Santos,  no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
·       Acertou-se uma reunião com gestores/as escolares, de todas as redes, que deverá acontecer no início de setembro.
·        E depois de um seminário em São Luís, no dia 05 de agosto, com gestores/as municipais de assistência social e educação, e conselhos municipais dos direitos e tutelares, Açailândia confirma sua participação na “Rede Maranhense de Justiça Juvenil”, que terá três eventos de formação ainda neste 2011, iniciando em setembro.
·       COMUCAA, Conselho Tutelar, Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e sua Comissão Juvenil, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Câmara de Vereadores, Ministério Público Estadual, Unidade Regional de Educação,  Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino, Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia, comprometeram-se inicialmente investir seriamente na prevenção e no combate à violência escolar, de maneira articulada e integrada, um passo de cada vez, com a compreensão que a metodologia da “justiça restaurativa” é uma das ações a serem experimentadas.
 Fonte: Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.