
Mais rápida e mais barata, uma nova técnica de curtimento do couro do peixe foi a invenção premiada na 7ª Taipei International Invention Show & Technomart 2011 (Mostra Internacional de Inovação e Technomart), no último dia 25, na China. A utilização de um tanquinho de lavar no processo de curtimento, em substituição ao fulão (equipamento que faz o mesmo serviço, a um custo maior e com menos praticidade), rendeu à Jacirene França, instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) e inventora do projeto, a terceira posição na mostra chinesa que reuniu países de todo o mundo. A bióloga maranhense, também formada em artes plásticas, e especialista em design de modas, foi a única representante brasileira no evento. A pesquisa chama a atenção, pois o couro do peixe, depois de curtido, compõe ousados artigos da moda feminina, como roupas e acessórios (bolsas, sapatos, brincos).
O prêmio internacional é prova de um trabalho minucioso de pesquisa que iniciou em 2005, no laboratório da universidade e tomou corpo quando Jacirene entrou no Senai. “É um projeto que temos orgulho de apoiar. O reconhecimento ao trabalho da nossa colaboradora é obrigação da instituição e serve de exemplo aos demais colaboradores e alunos das Casas do Sistema Fiema”, frisou o diretor regional do Senai-MA, João Alberto Schalcher.
“O projeto tem tudo a ver com a China, um país onde o peixe é muito consumido, porém do qual nada se aproveita”, disse a pesquisadora.
A medalha chinesa é o primeiro prêmio internacional ganho pela instrutora, que aliando biologia e moda, já conquistou prêmios de relevância nacional em 2010, como o 1º lugar na etapa nacional do Inova Senai. No 14º Salão do Inventor Brasileiro, em Vitória, no Espírito Santo, Jacirene ganhou o 1º lugar geral, e como parte da premiação passou automaticamente a compor o Comitê Internacional de Inovação e Tecnologia, pelo qual representou o Brasil na China.
A instrutora do Senai ainda representou o Maranhão em feiras e exposições no ano passado, dentre elas, a 3ª Bienal Brasileira de Design, em Curitiba, e a São Luís Fashion Week, para onde levou uma coleção de roupas feitas com couro de peixe.
A produção de projetos como o de Jacirene são incentivados pelo Senai-MA, que já se organiza para a realização da etapa estadual do Inova Senai 2011. Pela ação, serão selecionados projetos de inovação desenvolvidos por docentes e alunos do Sistema “S”. O ganhador representará o Maranhão na etapa nacional no ano que vem.
Nenhum comentário