Produção industrial maranhense segue tendência nacional, diz Sondagem da Fiema

Pesquisa aponta queda na produção industrial nos últimos dois meses de 2011, no entanto, a margem de lucro operacional subiu no 4º trimestre do ano passado

A Sondagem Industrial divulgada ontem (17) pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) registrou queda na produção industrial maranhense em dezembro de 2011, marcando 45,3 pontos, 1,5 a menos se comparado ao mês de novembro. Com isso, a produção industrial maranhense seguiu a tendência registrada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o período, quando se registrou queda do índice para o Nordeste e para o Brasil, cuja apuração foi de 44,6 pontos e 42,1, respectivamente.
Segundo a pesquisa, a utilização da capacidade instalada nas indústrias, em todo o país, ficou abaixo da usual no último mês de 2011, o que, no Maranhão, também ocorreu em nove meses do ano passado. Mesmo com a redução da produção, o estoque de produtos finais ficou acima do planejado no Maranhão (55,0 pontos) e Brasil (53,0 pontos).
Os indicadores variam de 0 a 100. Valores abaixo de 50 indicam queda ou variação negativa, igual a 50, estabilidade, e acima de 50, aumento ou variação positiva.
Para as empresas pesquisadas pela Fiema, a falta de mão de obra qualificada foi o maior problema das indústrias no estado, no último trimestre de 2011. Em segundo lugar, os industriários elegeram a elevada carga tributária. Já em nível Brasil, a elevada carga tributária foi o entrave mais votado pelo setor industrial pesquisado, seguido da competição acirrada do mercado.
Apesar da queda na produção nos últimos dois meses de 2011, a indústria local registrou uma margem de lucro operacional boa no 4º trimestre do ano passado, diferente do que ocorreu nos três trimestres anteriores. As expectativas de demanda para indústria no 1º semestre de 2012 são de aumento para o Maranhão (56,5 pontos) e Brasil (56,1 pontos). Contudo, o otimismo do industriário é menor que o observado no início de 2011.
A Sondagem Industrial também mostrou que a situação financeira das indústrias foi considerada satisfatória pelo setor em todo o país. No Maranhão, após um recuo no terceiro trimestre de 2011, a indústria local fechou o ano com uma situação financeira boa, conforme índice de 52,2 pontos. No Nordeste o setor obteve desempenho semelhante ao do Maranhão ao registrar 52,1 pontos.
Já o índice indicando queda nas exportações do Maranhão (43,8 pontos) é exclusivo das indústrias de pequeno porte, enquanto que no Brasil vislumbra-se estabilidade nas indústrias de todos os portes.

A Sondagem Industrial Maranhão é gerada a partir da pesquisa Sondagem Industrial da CNI, coordenada pela sua Unidade de Política Econômica. Vinte e uma (21) indústrias do Maranhão participaram da sondagem em dezembro de 2011, dos setores de alimentos, bebidas, têxteis, vestuário, couros, química, limpeza e perfumaria, borracha, minerais não-metálicos, produtos de metal, outros equipamentos de transporte, móveis e indústrias diversas, cujos questionários foram aplicados de 01 a 18 de janeiro de 2012.

Ernesto Batista e Nina Mochel
Jornalistas
Assessoria Corporativa de Comunicação
Sistema FIEMA

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.