Aluísio indica área da Vale para implantação de UPA em Açailândia

Açailândia – O presidente da Câmara Municipal de Açailândia, vereador Aluísio Silva Sousa (PSDB), encaminhou indicação ao Executivo Municipal, onde propõe a aquisição de área pertencente à Vale, para implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na cidade.

Na indicação, de nº 011/2012, Aluísio alerta ao Executivo sobre a disponibilidade do prédio na Vila São Francisco. De acordo com o parlamentar, o imóvel, localizado à rua Esperança, está desativado e poderia ser adequado para o funcionamento da UPA, conforme as especificações técnicas do Ministério da Saúde. “O prédio é amplo e pode facilmente ser adaptado para abrigar a unidade”, disse ele.

Outra questão observada por Aluísio é a localização estratégica do imóvel. Segundo ele, a Vila São Francisco fica melhor localizada em relação à Vila Ildemar, maior bairro da cidade e o Distrito de Piquiá. “Tem essa questão da localização, que atenderia com a triagem desde Novo Bacabal, passando pelo Piquiá, até os bairros circunvizinhos da Vila São Francisco. As outras localidades ficam mais próximas ao Hospital Municipal, então para a UPA esse prédio seria o mais indicado”, justificou.

Na indicação, Aluísio propõe a aquisição do imóvel através de doação efetuada pela Vale. “O ideal seria uma conversação com a empresa, para a doação do imóvel, afinal seria o cumprimento da parte social da Vale com Açailândia, mas caso não haja essa possibilidade, poderia ser estudada outra forma legal, para garantir este imóvel para a UPA”, sugeriu o vereador.

Confira o texto da indicação:

Da Assessoria


Indicação n.° 011/2012
Autor: vereador Aluísio Silva Sousa


Excelentíssimo Gestor,


As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h, são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Graças ao empenho do Executivo Municipal, Açailândia já está habilitada para o recebimento de uma destas unidades, carecendo, entretanto, de uma área adequada, dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Ao fazermos uma avaliação da estrutura imobiliária de Açailândia, verificamos a disponibilidade de um imóvel de propriedade da Vale, localizado à Rua Esperança, Quadra 03, Lotes 01, 02, 03 e 04, na Vila São Francisco, condizendo em estrutura e localização para a implantação de uma UPA. Tal imóvel está em desuso pela empresa, sendo um ponto positivo para esta tão almejada implementação.
Assim, INDICO a V.Excia., a tomada das providências necessárias, em contato com a proprietária, para aquisição do referido imóvel, visando a implantação da UPA de Açailândia.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Açailândia, aos 08 de março de 2012.

__________________________
Aluísio Silva Sousa
Vereador

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.