Associação de Moradores de Piquiá de Baixo realiza assembleia com Ministério Público

A assembleia aconteceu na manhã dessa quinta-feira e contou com a presença da maioria das famílias

A população de Piquiá de Baixo teve uma manhã diferente nessa quinta-feira (29). A Associação Comunitária dos Moradores do bairro organizou uma assembleia para esclarecer as dúvidas sobre o reassentamento da comunidade para um novo local, medida que toma um novo impulso após o julgamento do último dia 20 de março.

A assembleia aconteceu na Igreja São José e contou com a presença da maioria das famílias residentes no bairro. Também estiveram presentes representantes do Ministério Público, da Procuradoria do Município, da Secretaria dos Direitos Humanos do Estado e de entidades como o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, que vem assessorando os moradores em sua luta.
 
Na ocasião foram exibidas fotos e alguns vídeos nos quais a comunidade foi protagonista na luta por melhores condições de vida: tratava-se de manifestações organizadas ou apoiadas pelos moradores, como a 11ª Romaria das Terras e das Águas do Maranhão e a marcha que resultou no bloqueio da BR 222, ambas no ano passado.

No dia 20 de março, o Tribunal de Justiça do Maranhão confirmou a legalidade da desapropriação do terreno para o reassentamento das famílias de Piquiá de Baixo. Uma comissão de moradores acompanhou o julgamento e na assembleia compartilhou o sentimento de conquista. “Eu assisti a todo o julgamento e pude ver três[D1]  desembargadores juntos que fizeram o desfecho da desapropriação. O resultado foi muito positivo, eu fiquei satisfeito. Eu acredito que todos os órgãos devem trabalhar juntos para o povo de Piquiá”, declarou o Sr. Edvard Cardeal, Presidente da Associação Comunitária dos Moradores.

As centenas de pessoas que estavam presentes na assembleia receberam esclarecimentos jurídicos sobre o processo de reassentamento e sobre a função dos órgãos competentes no desenvolvimento das atividades. Foram esclarecidas dúvidas, principalmente sobre o cadastro das famílias no Programa “Minha Casa Minha Vida”. A proposta é que todos os moradores sejam cadastrados no programa, tarefa que compete ao Município e que foi confirmada pelo senhor Siley Elcen Santos, representante do Procurador do Município.

De acordo com a Promotora de Justiça, Dra. Camila Gaspar Leite, o Ministério Público é um órgão que deve estar a serviço da população e por isso se comprometeu em acompanhar o caso com atenção. “Ainda esta semana queremos nos reunir com um representante da Vale, para lembrá-la sobre sua responsabilidade pela poluição. É importante que a Vale assuma a obrigação de aportar recursos efetivos para o reassentamento”, afirmou a Promotora. A Dra. Camila Gaspar ainda relatou que se sente motivada pela união e organização dos moradores, fato que na opinião dela é fundamental para a conquista dos direitos.

Larissa Santos
Assessoria de Comunicação
Rede Justiça nos Trilhos
 






Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.