Cinco dicas para ter sucesso no primeiro emprego

Ao encerrar o ano acadêmico, os recém-formados na universidade que tiverem a sorte de conseguir seu primeiro estágio ou emprego em tempo integral provavelmente verão esses cargos como incríveis experiências de aprendizado e valiosos degraus para suas carreiras.
Mas os cargos provavelmente também serão difíceis. Seguem cinco estratégias para funcionários de primeira viagem terem em mente:
1. Não finja até aprender. Muitos novos profissionais tentam parecer mais experientes do que são. Eles acham que precisam ter todas as respostas para serem valiosos numa organização. Mas eles não estão enganando ninguém. Ninguém espera que você saiba tudo em seu primeiro emprego, e você aprende e cresce mais rápido quando busca uma compreensão real, faz perguntas e pede ajuda.
2. Nunca almoce sozinho. Uma das melhores coisas de um novo emprego é a incrível experiência de aprendizado proporcionada. Cada pessoa com quem você trabalha em seu novo cargo pode lhe ensinar algo de valor, e cada uma delas pode ser um amigo ou mentor. Seu escritório está cheio de pessoas inteligentes, atenciosas e experientes. Passe a conhecê-las.
3. Defina limites para evitar o esgotamento. Você estará ansioso para ter um desempenho excelente, e seu novo chefe pode ficar bem feliz em fazê-lo trabalhar longas horas – caso você esteja disposto. Embora seja bom aplicar um esforço adicional, você também precisa aprender a definir limites pessoais para evitar um esgotamento. Determine suas metas de estilo de vida antecipadamente para encontrar seu equilíbrio ideal de trabalho e descanso.
4. Sirva a seus colegas e clientes. Uma opinião comum sobre as pessoas da geração Y é que elas são narcisistas. E um erro comum de pessoas jovens é focar excessivamente na carreira, em vez de servir humildemente a seus colegas e clientes. Mas se você quer conquistar o respeito daqueles à sua volta, o melhor que pode fazer é trazer uma postura de serviço ao seu trabalho.
5. Trabalhe duro e seja pontual. Para seu empregador, nada indica seriedade mais do que prontidão, perseverança e dedicação. Em longo prazo, a diligencia lhe dará o respeito de seus colegas, e o trabalho duro trará a autodisciplina necessária para o sucesso.
(John Coleman é coautor do novo livro "Passion & Purpose: Stories from the Best and Brightest Young Business Leaders" – "Paixão e propósito: histórias dos melhores e mais brilhantes jovens líderes empresariais", inédito no Brasil.)
The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times.
O Estadão

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.