“SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR” MAS O BRASIL LUTA CONTRA O TRABALHO INFANTIL

Enquanto o mundo comemora o “Dia Internacional do Brincar”, no último final de semana de maio ( e dia 12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil), o Brasil ainda luta para se livrar de problemas como o trabalho infantil.

Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que ao menos 3,4 milhões de crianças entre 10 e 17 anos de idade exerciam algum tipo de atividade remunerada.

O número, contudo, não reflete a realidade, já que há atividades, como o trabalho doméstico, em que a fiscalização é difícil.

De acordo com a assessora da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria Izabel da Silva, é importante que estados e municípios desenvolvam planos de prevenção e erradicação e que seja criado um sistema nacional de informações sobre o problema.


Em Açailândia-MA. o trabalho infantil é problema sério, escancarado, explicito, nas ruas, calçadas, praças, e em residências. Não há uma sistemática de combate, de vez em quando a Delegacia

Regional do Trabalho faz vistorias/fiscalizações em estabelecimentos. Preventivamente, temos o Bolsa-Família (uma de suas condicionalidades é a proibição do trabalho infantil), o PETI, e um TAC/ Termo de

Compromisso de Ajuste de Conduta, com o MPT/Ministério Público do Trabalho, 16ª Região-Imperatriz, desde 2007.


Mas não há efetividade, falta articulação e mobilização na rede de atendimento, e está a í a situação: em vez do lugar garantido na família, na escola, no lazer e no brincar, no esporte, na igreja, no curso, temos centenas e centenas de Crianças e Adolescentes “aprendendo e se profissionalizando nas ruas, calçadas, praças,entroncamentos ( e isso lá é educação para a cidadania?...).

Na foto, dois meninos, o gari, o jumento, a carroça, a coleta de lixo (comida? Ou lavagem pros porcos?...) na Praça do Pioneiro...
 
Por Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.