Sebrae reúne com consultores para definir Concurso de Lácteos

Evento será realizado no X Encontro Nordestino de Leite e Derivados – ENEL, que acontece de 24 a 26 de outubro, na cidade de Imperatriz

Indústrias de laticínios do Maranhão e de todo o Nordeste já podem se preparar para participar do Concurso de Lácteos, um dos eventos paralelos do X Encontro Nordestino de Leite e Derivados – Enel, evento que acontece no próximo mês, de 24 a 26, no Centro de Convenções de Imperatriz, com o propósito maior de melhorar a qualidade da produção leiteira da região, por meio de conhecimento, gestão do negócio, inovação e tecnologia.

Nesta semana, a coordenação estadual do X Enel esteve reunida com consultores, no Sebrae Jaracaty, em São Luís, para definir regulamento, logística e outros pormenores do concurso que visa estimular a competitividade entre as indústrias de laticínios no que diz respeito à melhoria da qualidade de seus produtos no mercado regional.

Participaram da reunião, o técnico Adalto Lemos, do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), que pertence à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), parceira do Sebrae na realização de todas as edições do Enel. Sérgio Medeiros, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Maranhão (Sindileite/MA), entidade que realiza em parceria com o Senai, o Concurso de Lácteos do Estado do Maranhão, também integrou a comissão.

“Este ano não realizaremos o concurso estadual em função do evento paralelo do  X Enel, mas vamos unir forças para que a competição que será realizada em Imperatriz tenha um número significativo de indústrias de laticínios maranhenses”, garante Medeiros que vê a oportunidade como importante na promoção dos produtos locais junto à comunidade e, de uma certa forma, atesta a qualidade dos mesmos já que um concurso tem critérios avaliativos para julgamento. “O concurso não certifica a qualidade, mas mostra que os participantes têm um produto superior aos demais que garante a sua participação em uma competição de caráter regional”, destaca.

Requisito – Para participar do concurso, o requisito mínimo é que os laticínios sejam formalizados e certificados. Como no concurso de lácteos não há comercialização do produto, mas sim o julgamento dos mesmos por uma banca especializada, não há impedimento de participação dos laticínios por razão de âmbito de certificação. “No entanto, a empresa precisa ser certificada em âmbito municipal, estadual e/ou federal”, ressalta Mauro Borralho, coordenador estadual do X Enel e gerente de Operações do Sebrae Maranhão.

A banca julgadora ainda está sendo definida pela comissão do X Enel responsável pela organização do concurso. A orientação é que seja uma banca heterogênea, composta por pessoas ligadas ao setor de lácteo, à Academia (universidades) e ao setor culinário. “Pessoas que detêm os fundamentos técnicos, sensoriais e de uso/consumo do produto. Já integram a comissão julgadora do Concurso de Lácteos do X Enel três especialistas renomados, entre eles um integrante da banca do Concurso Nacional de Lácteos e dois ligados ao setor produtivo do Nordeste”, informa Adalto Lemos, do ILCT. 

A data de abertura das inscrições do concurso, provavelmente, será na primeira semana do mês de outubro, segundo informações da coordenação do evento. Mais informações sobre o X Enel no site www.enelbrasil.com.br.

Sobre o Enel
O Enel é destinado a empresários, produtores rurais, indústrias de laticínios, fornecedores de máquinas e equipamentos, profissionais em geral, queijarias artesanais, estudantes, empresas especializadas, instituições e consumidores em geral. O Sebrae e parceiros estimam um público de cinco mil pessoas – dentre participantes e visitantes. O evento tem foco em Inovação, Tecnologia, Gestão de Negócios e Mercado.

A programação abordará as cadeias da Bovinocultura de Leite, Caprinocultura e Bubalinocultura de Leite, por meio de palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, mesas redondas, painéis, exposição de animais e demonstração de raças leiteiras e, no pavilhão, 48 estandes com empresas expositoras de máquinas e equipamentos, serviços, insumos e embalagens.

O evento conta com os espaços “Cine Produtor” e “Olimpíadas do Empreendedor”, onde o participante poderá obter, respectivamente, conhecimento técnico sobre as cadeias produtivas que pautarão o evento, bem como noções sobre empreendedorismo. A programação também destaca um Encontro de Negócios, uma Vitrine de Produtos Lácteos – com a participação de 12 indústrias de laticínios com atuação nacional, regional e local – e um espaço Sebrae voltado para o atendimento a empreendedores. 

Fonte: Same Ribeiro

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.