Quem foge do tema ou escreve até sete linhas
tira nota zero. MEC exige que o aluno cumpra cinco competências; veja quais
são.
A prova de redação do Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem) vai exigir do candidato o domínio da língua portuguesa, a
compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a
solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode
levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato.
A redação será feita no dia 4 de novembro, o
segundo dia do Enem, junto com as provas de linguagens e matemática.
A redação deve ser um texto
dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da
redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de
"textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de
livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e
ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo
Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.
Veja os tema de redação nas edições do Enem
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Ano
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Tema da redação
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1998
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Viver e aprender
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1999
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Cidadania e participação social
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2000
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Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio
nacional
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2001
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Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses
em conflito?
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2002
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O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover
as transformações sociais que o Brasil necessita?
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2003
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A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
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2004
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Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de
comunicação
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2005
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O trabalho infantil na sociedade brasileira
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2006
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O poder de transformação da leitura
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2007
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O desafio de se conviver com as diferenças
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2008
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Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o
desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de
desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
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2009
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O indivíduo frente à ética nacional
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2010
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O trabalho na construção da dignidade humana
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2011
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Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
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O G1 ouviu os professores de
redação e português do site Descomplica, Rafael Cunha, e Miguel Veloso de
Araújo, do cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora
(UFJF) para dar dicas aos candidatos. Confira:
Aumenta as chances de uma boa nota:
- Cumprir as cinco competências exigidas pelo MEC (veja abaixo);
- Ler com bastante atenção o tema proposto e as orientações;
- Fundamentar opinião com explicações e argumentos;
- Marcar as palavras ou fragmentos que indicam o posicionamento dos autores nos textos motivadores e refletir;
- Estar por dentro das atualidades;
- Prestar atenção na pontuação que também é avaliada.
- Cumprir as cinco competências exigidas pelo MEC (veja abaixo);
- Ler com bastante atenção o tema proposto e as orientações;
- Fundamentar opinião com explicações e argumentos;
- Marcar as palavras ou fragmentos que indicam o posicionamento dos autores nos textos motivadores e refletir;
- Estar por dentro das atualidades;
- Prestar atenção na pontuação que também é avaliada.
Dá nota zero:
- Fugir do tema;
- Entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos;
- Copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema;
- Usar palavrões ou desenhos;
- Desrespeitar os direitos humanos.
- Fugir do tema;
- Entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos;
- Copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema;
- Usar palavrões ou desenhos;
- Desrespeitar os direitos humanos.
Outras dicas:
- Capriche na letra, se ela não estiver legível, a correção fica comprometida;
- O uso do lápis não é permitido, nem mesmo na redação;
- Apesar do título ser facultativo e não contar pontos, se for bem feito pode ajudar a causar um bom impacto junto aos avaliadores;
- Não tente enganar a banca e aumentar a letra ou o espaçamento entre as palavras para ganhar mais linhas no texto.
As competências
No ano passado, os candidatos tiveram de desenvolver uma dissertação sobre o tema “Viver em rede no século 21: os limites entre o público o privado”. O MEC divulgou no Guia do Participante algumas redações que tiveram a nota máxima, 1.000, pois cumpriram as exigências relativas às cinco competências. São elas:
- Capriche na letra, se ela não estiver legível, a correção fica comprometida;
- O uso do lápis não é permitido, nem mesmo na redação;
- Apesar do título ser facultativo e não contar pontos, se for bem feito pode ajudar a causar um bom impacto junto aos avaliadores;
- Não tente enganar a banca e aumentar a letra ou o espaçamento entre as palavras para ganhar mais linhas no texto.
As competências
No ano passado, os candidatos tiveram de desenvolver uma dissertação sobre o tema “Viver em rede no século 21: os limites entre o público o privado”. O MEC divulgou no Guia do Participante algumas redações que tiveram a nota máxima, 1.000, pois cumpriram as exigências relativas às cinco competências. São elas:
1ª competência
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Demonstrar domínio da
norma padrão da língua escrita
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2ª competência
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Compreender a proposta de redação e aplicar
conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos
limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
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3ª competência
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
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4ª competência
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários à construção da argumentação
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5ª competência
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Elaborar proposta de intervenção para o problema
abordado, respeitando os direitos humanos
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Fonte: Inep/MEC
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Mudanças na correção
A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.
A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.
A nota final corresponde à média aritmética simples
das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200
pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a
1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação
passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de
"recurso de oficio".
Se a discrepância persistir, uma banca
certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos
poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da
nota.
Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no sitehttp://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no sitehttp://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Inep diz que a utilização dos resultados
individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou
premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os
dados serão informados pelo candidato.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou
certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a
portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante
implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição
do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de
liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de
liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.
Do
G1, em São Paulo
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