Especialista destaca importância de capacitação da mão de obra no Maranhão

Com grandes investimentos, cresce necessidade de qualificação da mão de obra para atender projetos.

SÃO LUÍS – Com grandes oportunidades para trabalhadores e empresários, o Maranhão segue a tendência nacional e está definitivamente no mapa do crescimento e desenvolvimento do país. São Luís, por exemplo, foi apontada pela consultoria Mckinsey Global Institute como uma das 18 cidades brasileiras que terão maior crescimento no mundo em 2025. Exemplo do desenvolvimento do Estado é a refinaria Premium I, da Petrobras, no município de Bacabeira, a 58 km da capital maranhense. A obra deve criar 130 mil empregos diretos e indiretos, sendo que 26 mil pessoas serão contratadas até 2014. Com grandes empreendimentos, agora, cresce a preocupação com a qualificação da mão de obra.
Atualmente, os setores no Estado que mais empregam são o varejo e a construção civil, já que economia maranhense baseia-se na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, turismo e de serviços. Para administrador de empresas e especialista em Finanças, Estratégia e Recursos Humanos, Carlos Rosa, este é o momento para buscar capacitação. "O Maranhão faz parte de um país que está em uma fase chamada ‘bônus demográfico’, que trata-se de uma mudança na demografia onde as pessoas aptas ao trabalho são maiores que as não aptas. Isso é algo que demora 20 anos e o país precisa aproveitar essa janela de crescimento para transformar as oportunidades em riquezas. O Maranhão tem algo ímpar. Tem riquezas naturais, investimento que giram em torno de R$ 100 bilhões nos próximos anos e alguns sinais de riqueza, como a construção de shoppings, prédios comerciais, prédios residenciais, frota de veículos novos, etc. Esse salto precisa ser aproveitado por todos os maranhenses", disse em entrevista ao Imirante na manhã desta segunda-feira (5).
Para os próximos anos, projeta-se a criação de mais de 200 mil de empregos diretos no Estado. Segundo o especialista, o Estado tem se preparado para isso, com a criação de programas específicos para a qualificação da mão de obra, como é o caso do "Maranhão Profissional". "O Estado está preparando-se, de fato. O governo tem feito sua parte, com investimentos em infraestrutura. Agora, cabe à população, como um todo, preparar-se para buscar essas oportunidades, capacitando-se para elas", afirma. A iniciativa parte, também, dos empregadores. "As empresas, também, estão investindo. A gente tem várias iniciativas de empresas que estão bancando parte do processo de capacitação", completa.
Competências
O administrador esclarece que grande parte das corporações, hoje, buscam, dos candidatos, competências que vão além do conhecimento técnico de suas áreas. "A gente tem que ter algo chamado ‘CHA’: competência, habilidade e atitude. Muitas vezes, o candidato já entra derrotado, não acredita que aquela oportunidade possa ser dele. Cada vez mais, as empresas estão fazendo escolhas que não são voltadas apenas às áreas técnicas, mas, sim, às atitudes e comportamentos das pessoas. O candidato que está buscando o primeiro emprego tem que estar antenado, de tal forma que ele possa incorporar, no seu dia a dia, atividades que são importantes no seu exercício profissional, como empreendedorismo, garra, determinação, saber falar e domínio de línguas", explica Carlos Rosa.
"Há oportunidades para todos, independente de idade. Você que sonha em fazer uma faculdade, este é o momento. Lute pelo seu sonho, nunca foi tão bom. O Estado do Maranhão está cheio de oportunidades e a tendência é de que essas oportunidades aumentem conforme os investimentos forem se materializando", finaliza.
Maurício Araya/Imirante

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.