Expectativa de vida dos brasileiros cresce a cada ano, segundo o IBGE

Novo estilo de vida associado à prática de esportes contribui para o quadro.

Hoje a média de vida do brasileiro é de 74 anos de idade.

A expectativa de vida dos brasileiros cresce a cada ano, segundo o IBGE. Um dos fatores responsáveis é o aumento na oferta de espaços adequados para a prática de atividades físicas e de lazer pra quem chega à terceira idade.

A dona Regina Carvalho tem 88 anos e esbanja vitalidade. Faz atividades físicas com grupos da terceira idade todos os dias e não perde um encontro com as amigas. “O dia em que falto aqui perguntam se estive doente ou o que houve. E pra mim, isso aqui é um prazer”, disse.

A rotina é sempre de alegria nestes grupos. “Todo tempo é alegria, em nome de Jesus. Sou uma pessoa alegre. Faço natação, caminhadas, tudo”, afirmou a dona de casa Raimunda Barros. Já Vêronica Rocha tem problemas respiratórios e garante que parou de usar medicamentos depois de fazer exercícios todos os dias: “Antes só vivia em pronto socorro. Agora não, graças a Deus”.

“Às vezes pensamos que estamos ensinando, mas na verdade estamos aprendendo. Porque eles trazem tantas histórias, dos avós, dos pais, netos, filhos, que a gente se fortalece e cada vez mais fica apaixonada por este programa”, contou Arlete Bezerra, coordenadora do Programa de Assistência ao Idoso (PAI).

É cada vez mais comum encontrar grupos de pessoas da terceira idade fazendo exercícios físicos, é que o brasileiro está vivendo mais. Segundo dados do IBGE na década de 80 os brasileiros viviam em média 62 anos de idade, em 2011 a expectativa de vida aumentou em quase 20%. Hoje a média de vida do brasileiro é de 74 anos de idade.

Os estudos do Instituto também revelam que de 2000 até 2011 os brasileiros ganharam em média três meses de vida por ano. E estão sabendo aproveitar bem. A dona Erani Moura, após frequentar um espaço de atividades fisicas e intelectuais para idosos nunca mais teve depressão: “Todos os dias entro sorrindo, agora até me chamam de sorriso”. Dona Deusa de Jesus chegou ao centro de atividades para fazer exercícios para memória. Aprendeu a usar a internet e fala com os filhos pelo computador.

“Temos muitos netos e filhos que vem deixar seus avós e pais, para que eles possam ter atividades físicas e com isso melhorar o seu envelhecimento”, explicou o empresário Cláudio Raposo.

Este processo é ratificado pela psicóloga Melissa Campos. “Podendo viver atividades novas, ele aprende a ver a vida de forma diferente. Começa a acreditar mais em si, melhorar a autoestima... Aprendendo coisas novas vai estimulando o querer continuar vivendo”.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.