73 crianças e adolescentes sofreram abuso sexual neste ano em São Luís

Número leva em conta as denúncias realizadas aos Conselhos Tutelares. Em 2014, 239 casos desse tipo foram relatados na capital maranhense. 

Em São Luís, 73 casos de abuso e exploração sexual foram registrados nos conselhos tutelares. Os dados são da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social e fazem referencia aos cinco meses deste ano. Em 2014, foram 239 casos relatados.

No Brasil, por ano, são cerca de 100 mil casos, segundo a organização internacional do trabalho. Menos de 20% são encaminhados para providências.

Denunciar é uma das formas de tentar mudar essa dura realidade. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, com a garantia do anonimato. ”A gente não precisa dizer quem denunciou, o importante é que seja averiguado a denuncia e que seja prestado a assistência’, disse conselheira tutelar Lourdes França.

Na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente os casos chegam todas as semanas. Pior do que as estatísticas é o laço que a maioria dos agressores tem com a vítima. “A maioria dessas agressões sexuais, agressões físicas, maus tratos, acontecem dentro da casa de conhecidos ou familiares desse menor”, explicou a delegada Ana Zélia.

Para mudar essa realidade, famílias do Bairro de Fátima foram convidadas a participar de uma roda de conversa no Cras, discutindo formas de prevenção pra esses crimes. Durante toda a semana várias atividades vão ser realizadas por bairros de São Luís para levar conscientização. Exatamente para garantir que as crianças cresçam assim: a base de brincadeira e educação.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.