Abertas as inscrições para cursos de formação de professores

Inscrições podem ser feitas por meio da Plataforma Paulo Freire. No Maranhão, são mais de 44 mil vagas ofertadas.

Estão abertas, até a próxima segunda-feira (18), as pré-inscrições para os cursos do Plano de Formação de Professores da Educação Básica (Pafor), oferecidos por meio da Plataforma Paulo Freire http://freire.mec.gov.br. Os cursos gratuitos são ofertados por instituições de ensino superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Estão aptos a participar os professores das redes públicas de ensino federal, estadual e municipal, em exercício na educação básica. Em todo o país, são mais de 34,1 mil vagas em cursos de licenciatura este ano. No Maranhão, são mais 44.786 vagas; 15.777 na rede estadual e 28.991 nas redes municipais de ensino.

Os interessados devem se cadastrar na Plataforma Paulo Freire, manter os dados atualizados e deve ter respondido o Censo Escolar. A pré-inscrição na instituição de ensino superior e no curso pretendido deve ser realizada, podendo ser acompanhanhada por meio da plataforma.
São ofertados cursos de licenciatura para docentes em exercício na rede pública que não têm formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula.

A segunda licenciatura é para os professores que possuem formação em licenciatura, mas atuam em área distinta da formação. Neste caso, o docente deve comprovar pelos menos três anos de exercício no magistério na educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministra em sala de aula. Já a formação pedagógica é voltada para docentes graduados e não-licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

Do G1 MA

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.