Rede Justiça nos Trilhos lança II Edição da Revista Não Vale

O lançamento ocorreu na cidade de Marabá – PA, nessa terça-feira (23)

Ocorreu na tarde dessa terça-feira o lançamento da segunda edição da Revista ‘Não Vale’, uma produção científica organizada pela Rede Justiça nos Trilhos (JnT). Realizado na Fundação Cabanagem de Marabá – PA como parte da programação do lançamento do Observatório Socioambiental do Sudeste Paraense. Na ocasião foram distribuídos exemplares da revista para entidades de trabalhadores rurais, movimentos indígenas e sociais e profissionais da educação.

A Rede Justiça nos Trilhos é uma articulação de organizações, movimentos sociais, pastorais, sindicatos e núcleos universitários que atuam em defesa dos direitos das comunidades situadas nas áreas atravessadas pela Estrada de Ferro Carajás, nos estados do Pará e Maranhão.

A segunda edição da Revista ‘Não Vale’ é uma produção científica que tem como tema a Expansão do Sistema Norte da empresa Vale S. A. (mina, ferrovia e porto) nos estados do Maranhão e Pará. A produção questiona o modelo de desenvolvimento existente na região, que concentra os lucros para uma minoria e ao mesmo tempo causa prejuízos sociais, culturais, ambientais e econômicos para centenas de comunidades.

“As várias facetas, os interesses e atores envolvidos e as consequências para as populações que vivem no entorno dos empreendimentos associados a essa Expansão são analisados com bastante contundência”, afirma a pesquisadora Sislene Costa, membro da Rede Justiça nos Trilhos e autora de um dos artigos da revista.

Para Edilson, membro da Comissão Pastoral da Terra de Marabá, “esses projetos de desenvolvimento tem trazido mais morte que vida para a nossa região. Nesse contexto, o nosso desafio é se organizar contra tudo isso”, afirmou, considerando que a revista seja uma forma de denúncia e difusão do conhecimento.
A produção conta com a autoria de pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Pará e da Relatoria do Direito Humano ao Meio Ambiente da Plataforma DHESCA Brasil, além da participação do Jornalista Lúcio Flávio Pinto.

Nos próximos meses estão previstos outros lançamentos nas cidades de São Luís e Imperatriz, no estado do Maranhão.

Rede Justiça nos Trilhos


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.