Colaboradores e
professores do Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema - UemaNet estão
participaram da décima edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância
(ESUD), onde apresentaram trabalhos científicos.
O evento, que aconteceu
de 11 a 13 de junho, no campus da Universidade Federal do Pará, em Belém, teve
com tema “EaD rompendo fronteiras”.
Saiba
mais sobre os trabalhos apresentados
Formando Competências
para a EaD: a experiência do Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema, o
UemaNet, no Biênio 2011/2012 (Marco Aurélio Salazar Vieira)
Objetivou discutir
algumas práticas de Formação Continuada baseado na experiência do UemaNet, por
meio do Programa de Formação de Competências, que foca pensar em estratégias
de capacitação continuada para os profissionais que trabalham com
educação a distância.
GESTÃO DO CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTANCIA DA UEMA: Enfoque nas funções da administração
(Amanda Aboud Andrade e Leticia Mendonça da Silva)
O artigo analisa o
processo de gestão do curso de Administração Pública a distância da Uema com
base nas noções de planejamento, organização, direção e controle. Chegando a
conclusão de um planejamento eficaz, organização no desenvolvimento das
atividades, direção eficiente e que possui alguns instrumentos de controle.
Contribuições da
Educação a Distância para a Educação Presencial (Nádia Pinheiro e Mauro Todaro)
O artigo teve como
objetivo verificar se a experiência que o professor obteve ao trabalhar em EaD
contribuiu ou contribuirá na sua atuação com o ensino presencial. Ao final, a
dupla concluiu que a prática na modalidade EaD, ou o contato com a mesma, provoca
uma mudança no comportamento do profissional, inicialmente para se adaptar ao
contexto. E, sim, a educação a distância é uma modalidade que contribui para o
aperfeiçoamento do trabalho docente e na melhoria da qualidade da educação.
AVALIAÇÃO COMO FERRAMENTA
IMPRESCINDÍVEL: uma análise dos resultados dos cursos de aperfeiçoamento
mediados pelo UEMANET/UEMA (Ilma do Socorro Santana Pinheiro e Ilka Márcia
Ribeiro de Sousa Serra)
Os cursos de
aperfeiçoamento: Educação de Jovens e Adultos – EJAD, Gênero e Diversidade na
Escola – GDE e Educação Ambiental – EA, ofertados pela Uema e intermediados
pelo UemaNet, aconteceram pelo período de seis meses, com o intuito de oferecer
Formação Continuada de Professores, na modalidade a distância. E o objetivo do
trabalho foi apresentar os resultados no contexto pedagógico, tecnológico e
interpessoal dos cursos de aperfeiçoamento dos cursos citados, além de
identificar os principais aspectos que demonstram a importância da utilização
da tecnologia nos diferentes polos ofertados, bem como as dificuldades e
superações enfrentadas pelos tutores e cursistas.
Paula Lima
Nenhum comentário