Professores e colaboradores do UemaNet apresentaram trabalhos em Congresso de Educação a Distância

Colaboradores e professores do Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema - UemaNet estão participaram da décima edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), onde apresentaram trabalhos científicos. 

O evento, que aconteceu de 11 a 13 de junho, no campus da Universidade Federal do Pará, em Belém, teve com tema “EaD rompendo fronteiras”.

Saiba mais sobre os trabalhos apresentados

Formando Competências para a EaD: a experiência do Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema, o UemaNet, no Biênio 2011/2012 (Marco Aurélio Salazar Vieira)

Objetivou discutir algumas práticas de Formação Continuada baseado na experiência do UemaNet, por meio do Programa de Formação de Competências, que foca pensar em  estratégias de capacitação continuada para os profissionais que trabalham  com educação a distância.

GESTÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTANCIA DA UEMA: Enfoque nas funções da administração (Amanda Aboud Andrade e Leticia Mendonça da Silva)

O artigo analisa o processo de gestão do curso de Administração Pública a distância da Uema com base nas noções de planejamento, organização, direção e controle. Chegando a conclusão de um planejamento eficaz, organização no desenvolvimento das atividades, direção eficiente e que possui alguns instrumentos de controle.

 Contribuições da Educação a Distância para a Educação Presencial (Nádia Pinheiro e Mauro Todaro)

O artigo teve como objetivo verificar se a experiência que o professor obteve ao trabalhar em EaD contribuiu ou contribuirá na sua atuação com o ensino presencial. Ao final, a dupla concluiu que a prática na modalidade EaD, ou o contato com a mesma, provoca uma mudança no comportamento do profissional, inicialmente para se adaptar ao contexto. E, sim, a educação a distância é uma modalidade que contribui para o aperfeiçoamento do trabalho docente e na melhoria da qualidade da educação.

AVALIAÇÃO COMO FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL: uma análise dos resultados dos cursos de aperfeiçoamento mediados pelo UEMANET/UEMA (Ilma do Socorro Santana Pinheiro e Ilka Márcia Ribeiro de Sousa Serra)

Os cursos de aperfeiçoamento: Educação de Jovens e Adultos – EJAD, Gênero e Diversidade na Escola – GDE e Educação Ambiental – EA, ofertados pela Uema e intermediados pelo UemaNet, aconteceram pelo período de seis meses, com o intuito de oferecer Formação Continuada de Professores, na modalidade a distância. E o objetivo do trabalho foi apresentar os resultados no contexto pedagógico, tecnológico e interpessoal dos cursos de aperfeiçoamento dos cursos citados, além de identificar os principais aspectos que demonstram a importância da utilização da tecnologia nos diferentes polos ofertados, bem como as dificuldades e superações enfrentadas pelos tutores e cursistas.

Paula Lima

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.