Estão abertas as inscrições para 284 vagas de trabalho no Porto de Ponta da Madeira, em São Luís. Há oportunidades para pessoas com curso técnico e superior. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.vale.com/oportunidades.
As vagas disponíveis são para Mecânicos, Vulcanizadores, Caldeireiros, Soldadores, Operadores de Equipamentos e Instalações, Técnico Mecânico, Técnico Eletroeletrônico, Técnico de Controle e Processo, Técnico Especializado em Manutenção, Técnico de Planejamento e Programação, Engenheiro, Supervisor de Operação e Supervisor de Manutenção.
Para candidatar-se aos cargos técnicos e operacionais, é necessário ter experiência em manutenção e operação de equipamentos como máquinas e transportadores (Virador de Vagões, Carregadores de Navios, Empilhadeiras e Recuperadoras) e, no mínimo, 3 anos de formação nos seguintes cursos: Técnico em Automação, Mecânica, Mecatrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Elétrica, Eletrônica, Eletroeletrônica, Mineração e Metalurgia. E para os cargos administrativos e de gestão, os cursos são: Superior em Administração, e Engenharias (Mecânica, Elétrica, Produção, Automação, Mecatrônica).
Como forma de valorizar a mão-de-obra regional, terão preferência neste processo os canditatos das regiões Norte e Nordeste. O processo seletivo contará com triagem de currículos, avaliação psicológica, entrevista técnica, exames médicos e análise de documentos. Os candidatos selecionados terão benefícios como assistência médica e odontológica, transporte, alimentação e seguro de vida, entre outros.
Sobre o Terminal Portuário de Ponta da Madeira:
O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TPPM) é o primeiro maior em movimentação de minério de ferro no país. Foi considerado, no segundo semestre de 2009, o melhor porto em eficiência funcional do Brasil pelo Centro de Estudos em Logística da Coppead, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro. O TPPM obteve nota 9,3 numa escala de graduação que vai de 0 a 10. A pesquisa envolveu cerca 18 portos públicos e privados do país.
Inaugurado em janeiro de 1986, foi inicialmente projetado para operar com minérios de ferro e manganês principalmente destinado à exportação, mas desde cedo já demonstrou a sua inclinação para ser grande. Em 1988 iniciou a exportação de ferro-gusa, fomentando um grande mercado para produtos semi-acabados ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Já em 1992, ocorreu o primeiro embarque de soja, o que propiciou a abertura de um grande mercado exportador no sul do Maranhão. Para atender a esta demanda crescente, a Vale vem continuamente investindo no porto. Em 1994 inaugurou as operações pelo Píer II. Em 2004, entrou em operação o Píer III de minério de ferro. E a previsão é que, em 2012, seja inaugurado o primeiro berço do Pier IV, que será usado para movimentar minério de ferro.
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