Candidatos farão segunda etapa do Paes no domingo

Professor dá dicas para redação. Estudantes terão que responder, ainda, a questões discursivas.

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realiza, neste domingo (19), a segunda etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2011. Os estudantes aprovados para a segunda etapa responderão às questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso, abrangendo conteúdos referentes ao ensino médio e prova de produção textual (redação) -clique e veja as listas de convocados para a segunda etapa por cidade.

Nesta semana, a Pró-Reitoria de Graduação (Prog) da Uema divulgou a lista de prestadores de serviços que trabalharão na segunda etapa do vestibular. As provas da primeira etapa foram realizadas no último dia 14, simultaneamente, na capital, São Luís, e em outros 19 municípios do Estado. A Prog contabilizou 3.836 faltosos na primeira etapa, de um total de 28.911 inscritos.

Redação
A pedido do portal Imirante, o professor Paulo de Tarso, da consultoria Evolução, dá dicas de como proceder na hora da produção da redação. De acordo com o professor, "durante muitos anos, o ensino de produção textual nos ensinos fundamental e médio restringiu-se à abordagem de três tipos de texto: a narração, a descrição e a dissertação. Contudo, a partir da década de 1990, com a introdução do estudo dos gêneros do discurso na escola, os vestibulares, lentamente, começaram a solicitar aos candidatos a produção de gêneros específicos, como cartas argumentativas, artigos de opinião, editoriais, notícias, resenhas críticas etc. Apesar disso, a narração e a dissertação continuam a ser muito solicitadas".

Sobre o tema da redação, o professor Paulo de Tarso afirma que o candidato a uma vaga no ensino superior deve estar pronto para, também, explorar outros gêneros, mais informais. "No caso de solicitação de narração, o aluno deve inventar uma história a partir do tema proposto, independentemente do gênero (os mais explorados pelos alunos são a crônica e o conto). No caso de solicitação de dissertação, o aluno deve expressar sua opinião a respeito do tema proposto.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, solicita aos alunos a produção de um texto dissertativo a partir de um tema da atualidade. Às vezes, o tema proposto é uma palavra ou uma frase. Contudo, certas vezes, não há um tema explicitado objetivamente. Nesse caso, costuma ser apresentado um painel de textos como base para a produção textual. É necessário, então, ler e relacionar os textos, buscando entre eles pontos comuns a partir dos quais desenvolver o texto", diz.

Elementos para a construção do texto
O candidato deve ter cuidado com os elementos que serão apresentados para a construção do seu texto: "o aluno deve levar em conta os aspectos verbais e extraverbais que caracterizam a situação de produção própria do gênero solicitado. Quer dizer, a linguagem deve estar de acordo com aquela que é utilizada nesse gênero – por exemplo, com menor ou maior grau de formalidade –, com o perfil do leitor a que o texto se destina – por exemplo, uma autoridade, um integrante da família, um amigo etc. – e com o suporte em que ele vai ser veiculado – por exemplo, se vai ser lido na televisão ou publicado num jornal jovem etc.".
Para exemplificar, o professor sugere a proposta de produção de texto apresentada em um exame realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio):
O professor indica os pontos que devem ser observados no tema proposto:
- o tema: os valores que orientam os jovens de hoje;
- o gênero: artigo de opinião;
- os leitores: público universitário;
- o suporte: jornal universitário;
- o tamanho: 25 linhas.
Sobre o exemplo, o professor afirma que "embora o exame não explicite como deva ser a linguagem do texto, infere-se que a variedade padrão formal seja a mais adequada, considerando-se o gênero, o perfil cultural dos leitores, o suporte e o contexto universitário. Mesmo quando esses vários elementos não são explicitados na proposta, convém inferi-los, a fim de adequar o texto o mais possível ao gênero solicitado".
Cuidados
As provas terão início às 13h (horário local) e cinco horas de duração. A Uema recomenda que os candidatos compareçam ao local de prova com antecedência mínima de uma hora, portando apenas documento de confirmação de inscrição com foto, documento de identificação original constante na inscrição e caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, conforme explicitado no edital do Paes.

Nesta segunda etapa, a segurança será reforçada. Para isso, a Uema conta com uma parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Maurício Araya/Imirante

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.