AS GUERRAS QUE CONTINUAMOS PERDENDO (2)...

A Gravidez na Adolescência...

Nesta sexta-feira, 18/02, pela manhã, o Coordenador do Programa DST-AIDS de Açailândia-MA., Wurtz Luis Vieira, revelou-nos preocupado que apenas esta semana, três Adolescentes grávidas (idades entre 13 e 15 anos) procuraram o serviço, para efeitos de pré-natal.

Ficou conversando sobre o assunto com a Conselheira Tutelar Edna Maria Alves dos Santos. E é uma situação realmente preocupante aqui no município, caso de saúde pública, como em todo Brasil.

Já se sabe de cor e salteado os riscos à saúde física e emocional de uma adolescente, bem como toda “problemática familiar e social” que cerca uma gravidez precoce.

Afinal, na esmagadora maioria uma gravidez na adolescência não foi de forma alguma “algo planejado”, ou é resultado de um “acidente de percurso” ou mesmo de abuso sexual.

Se a lei brasileira define relação sexual com Adolescente como crime (estupro de vulnerável), é lógico presumir que a gravidez de uma menina de treze anos foi resultante de um “estupro de vulnerável).

Na sociedade “globalizada,moderna,dinâmica” em que vivemos hoje, adolescência é fase de estudos, de começo do preparo para vida social e profissional, e não de “gerar e criar” filhos, uma responsabilidade grande demais para uma adolescente, mesmo que tenha todo amparo e apoio da família, e do pai da criança.

Além disso, um adolescente de treze anos ainda não está preparada, física e psicologicamente, para a maternidade. E muitos outros “além disso”, que apontam para a rejeição à gravidez na adolescência.

É um problema social, de saúde, muito sério em nosso município, que precisa ser muito mais discutido, estudado, e enfrentado, pois acaba afetando e prejudicando muitas e muitas adolescentes (e pais adolescentes ou muito jovens, também), suas famílias, toda sociedade.

A preocupação e o alerta do Coordenador do programa DST-AIDS, Wurtz Luis Vieira, faz todo sentido.

Tomara que as autoridades públicas também pensem assim, arregacem as mangas, considerem e dêm um enfrentamento  digno a essa situação.

Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.