Discurso do deputado Marcelo Tavares (PSB)

(Sem revisão do orador) – Senhor Presidente, Senhores Deputados, Senhoras Deputadas, gostaria de chamar a atenção de todos sobre um requerimento que vamos apreciar logo mais, na Ordem do Dia, que se trata de um pedido de informação ao Secretário Fábio Gondim sobre os R$ 800 milhões que esta Casa autorizou na legislatura passada, de empréstimos junto ao BNDES. Nós vimos, ontem, a presença do Ministro da Justiça, aqui em São Luís, com a promessa da liberação de R$ 20 milhões para a construção de dois presídios e a reforma de um terceiro e R$ 20 milhões parece que vai fazer uma diferença grande para a administração estadual. E, ao mesmo tempo, me lembra que tínhamos aqui autorizado esses R$ 800 milhões de empréstimo, então o problema do Maranhão nunca foi dinheiro ou falta de dinheiro. E é de muito bom senso que tenhamos as informações para saber onde foram gastos esses R$ 800 milhões, Deputado Arnaldo, que faz com que o Maranhão, ainda de pires na mão, precise da vinda de um Ministro da Justiça para nos dar R$ 20 milhões, porque o governo não tem condições de resolver um problema fruto de descaso, de omissão e de despreparo durante dois anos ao não conseguir um único terreno para construir uma Penitenciaria, em Pinheiro. Então, entendo que essa postura, que essa votação desse requerimento de informação e, posteriormente, de convocação de outros membros do Governo Estadual, vai determinar a postura desta Casa, nesta legislatura. Se nós teremos uma postura de altivez e de independência, ou se nós teremos uma postura de submissão. Aí é que vamos definir o papel, de fato, da Assembleia. Com relação ao pronunciamento da Deputada Graça Paz, eu também gostaria de dizer que não tenho interesse algum em tratar desse assunto, mas também gostaria de lembrar a todos, e sei que o endereço do pronunciamento da Deputada Graça Paz era a este Deputado, que, em nenhum momento, fiz referência à bancada do PDT nos meus pronunciamentos. Da primeira vez, o Deputado Hélio Soares disse, aqui nesta tribuna, que os 42 deputados tinham suas emendas autorizadas e liberadas pelo Governo do Estado e eu pedi ao Deputado Hélio Soares que retirasse os 5 deputados que fazem parte do nosso Bloco, eu não posso falar pelos demais deputados. E isso causou uma indignação na Deputada Graça Paz que, em nenhum momento, fiz referência a ela ou ao partido dela. Depois, ontem, pedi, de fato, licença ao partido da Senhora Graça Paz, PDT, para defender o ex-governador Jackson Lago, até onde sei é Presidente de honra do PDT. Não porque eu queira tutelar alguém, aqui nesta Casa, mas porque eu acho estranho o Governador Jackson Lago ter seu governo criticado aqui e o PDT com 4 deputados não manifestar qualquer tipo de reação. Como acho estranho também o PDT ter articulado com o ex-deputado Ricardo Murad, ex-Deputado não, é Deputado, pois só está de licença, agora é Secretário, durante a candidatura dele à Presidência da Assembleia sabendo que ele foi um dos grandes articuladores do processo de cassação de Jackson. Isso me constrange, Senhores Deputados e Senhoras Deputadas, e o Maranhão tem esse resultado de descalabro administrativo, de desgoverno, após quase 50 anos de domínio de um único grupo político neste Estado, muito menos pela competência do Senhor José Sarney e muito mais pela omissão de deputados de oposição, no Maranhão, em dar oposição no Estado. Uma oposição calada, uma oposição envergonhada não ajuda o processo democrático do Maranhão. E não quero falar aqui por ninguém, falo por mim e enquanto for líder dos deputados do meu Bloco, falo pelo meu Bloco. De mim, senhores e senhoras da galeria, senhores telespectadores, vocês não terão uma postura dúbia, omissa e covarde. Oposição tem que existir para que possamos construir um Maranhão melhor e digno da população do Maranhão. Nós deputados da oposição fomos eleitos pelo povo para ser oposição; o outro lado ganhou a eleição e é governo, é assim um ambiente democrático. E nós perdemos a eleição majoritária e somos deputados de oposição. Então, eu faço a minha postura, tenho a minha postura de oposição, mas não uma oposição envergonhada, porque o Maranhão precisa ter governo e ter oposição, e nós precisamos ter vergonha na cara e assumir a nossas posições, muito obrigado.


Blog do John Cutrim

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.