Jornalista Domingos Cezar lança livro sobre “Expedições pelo Tocantins e Araguaia” em Imperatriz

A obra é fonte de pesquisa para alunos das áreas ciências biológicas e turismo
A Câmara Municipal de Imperatriz foi o palco escolhido para o lançamento de mais uma obra do jornalista e escritor Domingos Cezar. O livro, que apresenta crônicas de expedições realizadas pelo jornalista que também é ambientalista, relata pesquisas realizadas ao longo dos anos nos rios Tocantins e Araguaia.
O lançamento da obra “Expedições pelos rios Tocantins e Araguaia”, acontece às 19horas no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz.

A décima primeira obra de do escritor Domingos Cezar traz um completo registro das belezas naturais do médio Tocantins e parte do rio Araguaia, bem como dos impactos socioambientais ali verificados ao longo dos anos.

Ao se reportar ao conteúdo o livro, o escritor informou que a obra produzida pela Editora Ética, é uma fonte de pesquisa para alunos das áreas ciências biológicas e turismo.

Domingos Cezar aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Imperatriz (COMMAM) do qual é membro, que tem trabalhado pela conscientização a respeito dos recursos naturais não renováveis. Pois segundo ele, “a partir do lançamento da obra, a população de Imperatriz e região vai ter uma noção mais aprofundada sobre a preservação do meio ambiente e suas necessidades. Em especial o Rio Tocantins que é uma beleza rara e é necessário redobrar os cuidados com a preservação do nosso rio e seus afluentes”.

A presidente do COMMAM, Ivanice Cândido Falcão, disse a reportagem que todas as iniciativas de preservação ao meio ambiente em Imperatriz terão o apoio irrestrito do órgão fiscalizador do meio ambiente. “É uma reunião de crônicas das seis expedições do escritor que também é ambientalista pelos rios Tocantins e Araguaia dentro do Projeto Alerta Tocantins, e essa obra merece nosso apoio como leitor (a) e em especial do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Imperatriz que acredita do sucesso da obra” disse.

O livro estará à venda na Academia Imperatrizense de Letras, Fundação Cultural e na Livraria Virtual da Editora Ética.

Sobre o autor - Nascido nas barrancas do rio Araguaia, Domingos Cezar foi o primeiro filho do casal Martinha Cezar e Raimundo Cametá, seguido do cantor e compositor Zeca Tocantins e do jornalista Joãozinho Cezar. Chegando a Imperatriz no inicio da década de 60, Domingos Cezar, filho de pescador, ainda criança aprendeu a amar e preservar o Rio Tocantins.

Sobre o conteúdo da obra

Em seu Prefácio, o editor, historiador e jornalista Adalberto Franklin comenta que “os impactos socioambientais sofridos pelas margens ribeirinhas dos rios Tocantins e Araguaia nestes últimos quatro séculos são hoje facilmente identificados. As ações humanas – sem qualquer cuidado de conservação das belezas naturais – têm sido quase sempre destruidoras do equilíbrio ambiental e, por conseguinte, da vida plena das espécies e da natureza”.

Adalberto Franklin observa que nos últimos tempos as investidas econômicas de exploração madeireira, de extração de areia e de construção de barragens têm aprofundado e acelerado esse curso de destruição da paisagem, evidenciado o desequilíbrio da natureza e o comprometimento da qualidade de vida de futuras gerações.

“As expedições de Domingos Cezar e seus companheiros de viagem tiveram o condão de observar e registrar as condições que o majestoso rio Tocantins se encontra às vésperas de sofrer mais uma grande intervenção em seu curso – o fechamento de comportas da hidroelétrica de Estreito, a terceira grande barragem no mesmo rio, que alterará drasticamente a paisagem e o movimento fluvial na região”, disse o editor Adalberto Franklin.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.