O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou, no dia 07 de março − apenas três dias antes do terremoto que devastou o Japão − o Relatório de Ação Humanitária para as Crianças (HAR) 2011.
Por meio deste documento o Fundo pediu a doadores 1,4 bilhão de dólares, a fim de prestar assistência às crianças e mulheres afetadas por graves crises em todo o mundo.
No apelo, foram incluídos 32 países que necessitam de ajuda.
“Investir nas crianças e criar capacidade de resiliência nos países e comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade não só encurta o caminho para a recuperação, como os ajuda a antecipar riscos de uma catástrofe e ainda a mitigar as perdas quando estas acontecem,” declarou a Diretora Executiva Adjunta do Unicef, Hilde Johnson.
O Unicef, por meio do Relatório, destaca as consequências nefastas para as crianças advindas dessas crises: recrutamento em grupos armados, violência sexual, perda de serviços básicos, como água potável, saúde e educação.
O terremoto no Haiti, com mais de 200 mil mortos, as cheias no Paquistão e a seca e falta de alimentos na região de Sahel foram lembrados pelo Unicef.
(Fonte: UNICEF, citado pela Agência Matraca de Notícias da Infância, S.Luís-MA)
Nenhum comentário