Canela quer tornar a Prainha do Jacu em APA

Açailândia – Através da Indicação nº 005/2011, o vereador Canela (PSB), busca uma solução para a área da Prainha do Jacu, localizada no bairro de mesmo nome, setor que mantém um dos principais mananciais de Açailândia, o Rio Jacu.

Na indicação, o vereador faz uma defesa da conservação do rio e solicita ao Executivo Municipal o envio de projeto de lei à Casa, tornando a Prainha do Jacu uma Área de Preservação Ambiental (APA).  “O Rio Jacu vem sofrendo com despejo de lixo e produtos químicos nas suas águas, o que vem poluindo aquele rio e comprometendo o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas que moram na região”, disse ele.

Canela lembra ainda que a mata ciliar que antes cercava as margens do Rio Jacu sofreu um acentuado processo de desmatamento, o que agravou ainda mais a sua situação. “O desmatamento da mata ciliar causou o assoreamento do leito do rio. Pode-se facilmente verificar que o Rio Jacu está muito raso. Isso compromete o fluxo das águas e a proliferação dos peixes, que ali já são bem poucos, então é necessário um trabalho de reflorestamento das margens do Jacu e para que este trabalho tenha êxito, é fundamental tornar aquele setor em área de proteção ambiental”, justificou.

O edil encerrou afirmando que além da comunicação com o Executivo para o atendimento de sua indicação, entrará em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para verificar um estudo ambiental visando a revitalização do Rio Jacu. “Não podemos admitir que o Rio Jacu morra e o que estiver ao nosso alcance, nos faremos”, garantiu ele.

Wener Moraes
Assessor de Imprensa

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.